quarta-feira, 12 de novembro de 2014

[RESENHA] A Esperança

Ganhei esse livro de aniversário da Mica (você é sempre a rainha dos melhores presentes!) em abril e com a chegada do filme eu não conseguia mais adiar terminar a trilogia, mesmo com muita dor no coração! (Odeio fim de séries/sagas/trilogias parece que nunca mais vou ver grandes amigos kkkkk) Sinto muito por essa resenha, estou pegando o jeito outra vez rs.

O livro começa um pouco depois do fim do último: O 12 foi destruído, o mundo está em guerra, Peeta foi levado pela capita (não se sabe se ainda está vivo – e isso foi crueldade comigo!) e Katniss está no 13! Sim ele não desapareceu em meio ao caos e a destruição! Está lá lindamente escondido no subsolo e isso deixa nossa protagonista (e eu) revoltada, como assim o distrito que deu início a primeira guerra e causou os jogos vive em paz e feliz enquanto os outros 12 passam por toda aquela “alegre competição anual” ???? #Injustiça #Revolts #QueroVerOSangue


O 13 não parece em nada com os outros distritos, ele é muito organizado (chega a ser chato) e bem, digamos “socialista distorcido” tudo é dividido ao extremo e economia nunca é demais! Entendo que desperdícios são uma droga, mas poxa ser castigado com cárcere e maus tratos por pegar um pouco a mais de comida é tão, tão, tão ruim para pessoas que gostam de comer um pouco mais como eu, mas isso não é o importante aqui, enfim a presidenta e o restante da equipe no poder acha que a rebelião precisa do seu tordo, eles precisam de um rosto, alguém para se seguir e que esteja sobe o comando do 13 e é ai que a Katniss entra e é aqui que a coisa começa! O papel dela é ser uma imagem e isso significa está por ai em algumas zonas de guerra, ou em algum vídeo tocante para dar força aos rebeldes em batalha, falar para a câmera e parecer forte e etc... Mas estamos falando de Katniss Everdeen as coisas nunca são simples e fáceis para essa coitada! 


Ainda adoro a Kat, apesar de ela se mostrar bem confusa nesse e se deixa ser manipulada tão fácil, mas isso é justificado pela pulseira de "desequilibrada" e as duas idas os jogos. Peeta está longe (e eu não estou falando isso fisicamente) e essa condição foi meu ponto baixo do livro, pois eu amo esse padeiro! Finnick e ainda é um dos meus favoritos e aqui nós vamos conhecer bem mais os segredos dele *-*  A presidenta Coin é uma mulher extremamente esperta se é que você me entende...Eu não vou falar mais pois o livro é feito de muitas surpresas e reviravoltas é isso que dá graça não é?

Gostei bastante, não achei tão bom quanto “Em Chamas” que ainda é meu favorito, achei o começo meio parado (não é cansativo, mas é lento) porém quando a ação chega ela é digna dos outros livros da trilogia! A autora joga na nossa cara que nem tudo é “preto no branco”, que nem sempre o lado vencedor é feito só de pessoas boas e que os seres humanos esquecem rápido que autodestruição é burrice...  O final é melancólico e não o típico “felizes para sempre” mas a série é séria e por mais que seja uma distopia é extremamente realista e não podia ter um fim diferente.
Estou triste que tenha acabado e mal posso esperar pelos filmes! Vocês viram o trailer?





8 comentários:

  1. Acho que Em Chamas é o livro favorito da maioria dos leitores. Eu esperava muito desse último livro e foi um pouco decepcionante como as coisas terminaram.
    Foi o final que muitos fãs queriam, mas de alguma forma não pareceu certo. Não consegui ficar feliz com aquela tentativa de happy end.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    O meu favorito da trilogia continua sendo Jogos Vorazes. Achei que o final não foi digno dos outros livros. Cenas confusas, personagens ofuscados. Não sei porque mas não gostei. Quero ver logo como ficará a adaptação no cinema para a cena que uma importante personagem morre.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca li, não me interesso por Jogos Vorazes, rs.

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Acho que sou uma das únicas pessoas que não surta loucamente por Jogos Vorazes UAHSUAHS Não gostei desse livro, achei bem inferior comparado aos outros, mas enfim, é a vida. Adorei sua resenha, que bom que conseguiu gostar.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi
    Eu acho que eu não tenho um preferido dessa série, gosto de todos iguais. Mas eu confesso que acho Esperança muito interessante, diferente, gostei muito do fechamento. Como você mesma disse, o final é meio melancolico, estamos tão habituados ao felizes para sempre num mundo cor de rosa, que quando me deparo com algo assim acho inovador. Muita gente não gostou do desfecho, mas eu adorei.
    Eu li faz mto tempo e tmb tô triste por ter acabo, minha sorte é que ainda tem os filmes
    amei o trailer ><

    tem postagem nova no meu blog
    te espero por la
    bjs
    dudikobayashi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paty!
    Saudades daqui. <333
    Eu não gosto dessa trilogia e detestei o desfecho. Tipo, muito mesmo.
    Achei algumas mortes injustas e o final foi horrível. Mas gosto é gosto, né?
    Fico feliz que tenha gostado apesar de algumas ressalvas. E vi sim o trailer. Até gostei. rs
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Tbm tenho Em Chamas como favorito, gostei de Esperança, mas o achei o mais fraquinho de todos.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi! ^^
    Assisti o filme ontem e corri pra fazer a resenha.
    Eu já tinha lido o livro (e esquecido bastante coisa), mas o filme foi muito bom!
    O melhor que vi esse ano!
    Agora estou com vontade de reler toda a trilogia. Ou pelo menos esse último livro, já que teremos que esperar a conclusão no cinema.

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir