quarta-feira, 4 de julho de 2012

[RESENHA] A Vida Em Tons De Cinza


Autor(a):  Ruta Sepetys
Editora: Arqueiro
Páginas:  240
Resenha Por:  Mica Scarcella

Sinopse:"1941. A União Soviética anexa os países bálticos. Desde então, a história de horror vivida por aqueles povos raras vezes foi contada. Aos 15 anos, Lina Vilkas vê seu sonho de estudar artes e sua liberdade serem brutalmente ceifados. Filha de um professor universitário lituano, ela é deportada com a mãe e o irmão para um campo de trabalho forçado na Sibéria. Lá, passam fome, enfrentam doenças, são humilhados e violentados. Mas a família de Lina se mostra mais forte do que tudo isso. Sua mãe, que sabe falar russo, se revela uma grande líder, sempre demonstrando uma infinita compaixão por todos e conseguindo fazer com que as pessoas trabalhem em equipe. No entanto, aquele ainda não seria seu destino final. Mais tarde, Lina e sua família, assim como muitas outras pessoas com quem estabeleceram laços estreitos, são mandadas, literalmente, para o fim do mundo: um lugar perdido no Círculo Polar Ártico, onde o frio é implacável, a noite dura 180 dias e o amor e a esperança talvez não sejam suficientes para mantê-los vivos. A vida em tons de cinza conta, a partir da visão de poucos personagens, a dura realidade enfrentada por milhões de pessoas durante o domínio de Stalin. Ruta Sepetys revela a história de um povo que foi anulado e que, por 50 anos, teve que se manter em silêncio, sob a ameaça de terríveis represálias. "


Eu estava respondendo os comentários aqui do blog normalmente, quando cheguei ao blog Entre Páginas de Livros (você pode ler a resenha dele clicando aqui), e lá estava a resenha que me inspirou a ler esse livro. Li a resenha e achei a estória do livro linda, fiquei com muita vontade de correr e comprar, mas por sorte quando eu fui escolher o livro que pediria para a Arqueiro lá estava ‘A Vida Em Tons De Cinza’, eu não tive duvidas e pedi ele, quando chegou eu larguei tudo que estava lendo e me dediquei somente a ele, e valeu muito a pena.

O livro conta a estória de Lina Vilkas e sua família, e da luta deles pela vida nos campos de trabalho soviéticos. 14 de Junho de 1941, a segunda guerra estava acontecendo, mas essa estória não é sobre Hitler e seu reinado de terror, eles são Lituanos, e a noite parecia normal, e até agradável, para Lina de 15 anos, que pronta para dormir escrevia uma carta a sua prima Joana. Lina não podia nem imaginar que sua vida estaria prestes a mudar. Agentes da NKVD invadem sua casa e jogam ela e sua família, com exceção do pai, que foi levado para outro lugar, dentro de um caminhão como criminosos e prostitutas. Lina, sua mãe Elena e seu irmão Jonas de 10 anos, são levados para um campo de trabalho na Sibéria. Lá são humilhados diariamente, forçados a trabalhar, e tudo para ganhar um pedaço medíocre de pão. O livro retrata uma estória pouco contada e que muitas pessoas, inclusive eu, desconhecem, e é mostrado como os seres humanos podem ser cruéis.

Em meio a doenças, fome, tristeza, frio e dor, Lina, encontra a única coisa que ninguém nunca pensaria encontrar em um campo de trabalho soviético, amor. Ela conhece um rapaz de 17 anos, chamado Andrius, no vagão rumo a Sibéria em condições precárias, e eles acabam se apaixonando em meio à guerra. Lina é uma personagem admirável, ela é forte, decidida e muito talentosa, e encontra nos desenhos um meio de transmitir a dor que ele carrega dentro de si diariamente. Elena, mãe de Lina, é uma mulher forte, uma mãe muito protetora e amável, que daria a própria vida para salvar seus filhos. Jonas, o irmão mais novo, independente da idade (10) ele se mostra um verdadeiro homem, sempre protegendo a mãe e a irmã como ele pode, mas dono de uma doçura que me cativou muito. Andrius é o meu personagem favorito, ele é forte, mas não deixa de ser doce, não deixa de ser humano, eu definitivamente me apaixonei por ele, assim como Lina.

Esse foi o livro mais lindo e triste que eu já li, mesmo no começo eu achando que as coisas acontecem um pouco rápido, depois o ritmo fica maravilhoso, os capítulos são curtinhos o que facilita a leitura. Admito que em algumas partes chorei, cheguei até a soluçar. A história me tocou muito e me fez pesquisar mais sobre esse assunto, tudo no livro me fascinou. Se você gosta de estórias tristes, mas muito belas, leia ‘A Vida Em Tons De Cinza’ .

30 comentários:

  1. Já li esse livro e gostei muito, talvez um dos melhores que eu li que fala sobre esse triste período que foi a Segunda Guerra. muito tocante e profundo a autora consegue nos levar para o cenário e assim podemos compreender melhor a triste história da Lina. Gostei muito da sua resenha, e assim como você recomendo essa leitura.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros que me façam chorar. Estranho, não?! rsrsrs Mas, realmente adoro. Se você gostou desse, acho que gostará muito de "O menino do Pijama Listrado", caso ainda não tenha lido. Leia, ou assista o filme. Vale muito a pena, emocionante também!

    Adorei a resenha Mica.
    @MeAndMyBookcase
    http://meandmybookcase.blogspot.com.br/

    Obrigada pela visita no blog!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se estaria pronta para ler um livro assim agora. Estou precisando mais de fantasias e livros que me façam sorrir. Mas sem dúvida imagino que a estória desse livro deve ser muito lindo. Isso me lembra "A Menina que Roubava Livros", que acabei não terminando de ler... tenho que terminar!

    O Mente Hipercriativa está com uma página no Facebook agora! ^^
    Passem por lá pra conhecer e curtir!!
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    Beijussss;

    ResponderExcluir
  4. Oi Mica
    essa é a segunda resenha que leio essa semana desse livro, e acho que não estou no clima para livros tristes e de fazer chorar :(
    acho que são os hormônios gravídicos rs tenho certeza que eu iria me debulhar em lágrimas, mas vou esperar passar essa fase e sem dúvida irei ler. Adorei a resenha.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler A Vida em Tons de Cinza! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que resenha linda Mica, adorei, parece ser um livro emocionante, espero um dia ter a oportunidade de ler...

    beijoss
    tem resenha nova no blog,
    dizem por ai da novo conceito, acho que vc vai gostar
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante a história do livro.
    Eu tenho o hábito de ler no ônibus, indo e voltando do trabalho, mas este terei que ler em casa, senão vou começar a chorar dentro do ônibus.
    Não curto muito drama, mas abrirei uma exceção para este por se tratar de um tema super interessante.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  8. amei o livro, acho que se eu ler vou morrer de tanto chorar
    beijos
    http://www.lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Boa resenha. Eu não tinha vontade de ler esse livro, mas depois de ver tantas resenhas positivas estou começando a pensar que talvez eu pudesse dar uma chancee UAHSUAHSUA Capaz de eu gostar ainda :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  10. Oi Mica!
    Menina, esse livro é maravilhoso, não é?
    A Vida em Tons de Cinza é um livro tão marcante que se eu parar para pensar sobre ele, é capaz de começar a chorar.
    O que mais me impressiona em tudo isso, é saber que é baseado na situação critica que os lituanos sofreram. Você já assistiu o book trailer do livro? Você chora! Rs.
    Adorei a sua resenha.

    Beijão, Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá meninas.
    Adorei a resenha, e me interessei muito por esse livro, ele meio que me lembra A Cidade do Sol, e eu estava mesmo procurando algo nesse gênero. Vai entrar para a minha lista de leitura agora mesmo!!

    Beijos!
    http://somethingaboutbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá ^^

    Já li algumas resenhas deste livro. Só o amor mesmo para unir duas pessoas em momentos tão difíceis. credito que a maioria das personagens com este ti pode enredo sejam fortes, até mesmo para suportar essa agonia. Um livro que li e se assemelha com este é Apátrida. Tem um momento que fala da NKVD, em um certo momento e me emocionei tabém, mas a história é voltada para o Holocausto da segunda guerra, destacando a agonia dos Judeus.

    Todo mundo que leu esse livro gostou e é tao bom quando lemos uma resenha que gostamos a ponto de nos incentivar deste modo a buscar pelo livro.

    beijos :D

    ResponderExcluir
  13. Oi meninas!
    Esse é um livro que eu to querendo ler há tempos já. Adoro a temática de guerra por trás do enredo.
    Mas poxa, o livro mais triste que você já leu? Ai, aí dói. Livros tristes acabam comigo depois.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Olá meninas!
    Gostei do enredo do livro,gosto muito da histórias que trazem a temática da guerra e de sua adversidades para suas páginas.Vou colocá-lo em minha lista com certeza.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Postagem divulgada no agregador Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  16. Adorei o fundo histórico! Isso de "luta pela sobrevivência" também me agrada: a chance de que os personagens sejam legais é maior.

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre leio muitos elogios à esse livro, só que quando foi lançado não estava em um momento muito bom para essa leitura. Mesmo assim, tenho muita vontade de ler, espero gostar tanto assim, até porque, normalmente as histórias mais tristes são bonitas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Esse livro parece ser bem triste mesmo. Mas eu tenho vontade de lê-lo. Parece ser uma história linda, triste e interessante.
    Amei a resenha. >.<
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  19. Parece ser um livro bem comovente, gosto de livros que se passam na segunda guerra.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro, mas vou procurar adquiri-lo. A avó do meu marido era Lituana e o avô Ucraniano, e ambos vieram para o Brasil fugindo da guerra, que mudou o rumo da vida de tanta gente! Deve ser uma leitura realmente muito emocionante.
    Beijos... Elis Culceag. www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, dessa eu não sabia.
      Você sempre cheia de surpresas.

      Excluir
  21. Divas!

    Adorei este livro, e você trouxeram uma excelente dica de leitura.

    Uma resenha muito rica em seu conteúdo.

    Parabéns.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  22. Oi amigas, olha eu aqui denovo ^^

    Tem meme pra vcs no blog ^^

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei a sua resenha! Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei com vontade de ler. Gosto muito de estórias que fogem do lugar comum, sabe?! Que falam sobre coisas diferentes! Mas principalmente quando a estória se passa em algum determinado momento histórico!

    Adorei o blog e estou seguindo! (:

    Beijos,
    http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Já vi comentários bons e não tão bons sobre esse livro.
    Eu tenho uma enorme curiosidade em ler, mas sei lá, fico com um pé atras.
    Mesmo sabendo que a grande maioria dos comentários é parabenizando o livro. Quem sabe um dia.
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  25. Vou ler, vou ler, vou ler e vou ler. Estou fascinada por estórias assim, de fazer engasgar de tanto chorar mesmo, como aconteceu com você flor. E a pouco tempo decidi que leria coisas que me trouxessem um pouco mais de cultura sobre a história do mundo e com certeza A Vida em Tons de Cinza seria perfeito! Adorei a capa, adorei o enredo e adorei sua resenha. Até então desconhecia essa obra, mas depois da sua opinião acho que vou correndo comprar ele *-*
    Beijos.
    Ah, tem post novo lá no blog, dá uma passadinha?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Já li, é um misto de tristeza com uma história "linda", digamos que me fez refletir bastante. É lindo! :D

    http://www.blogmundodamoda.com/

    ResponderExcluir
  27. Ei meninas (de novo)
    passando para avisar que indiquei um selo para vocês http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com.br/2012/07/selos-recebidos.html

    Beijkas :D

    ResponderExcluir
  28. Oie!
    Eu gostei da sua resenha, mas não me animei a ler o livro... Não curto histórias tristes, mas não tem como uma história passada na guerra não ser assim, né?

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  29. Nossa, esse livro parece ser incrível! Já tinha ouvido falar dele e tinha lido algumas resenhas, mas só com a sua fiquei com imensa vontade de ler. Sério, eu gosto de histórias assim, principalmente as que passam na Segunda Guerra Mundial. Gosto de livros com históricas chocantes que nos faz refletir e ao mesmo tempo ensina algo de história. (Também não sabia nada sobre isso que aconteceu na Lituânia).

    ResponderExcluir