domingo, 24 de junho de 2012

[RESENHA] Ladrão de Olhos


Ladrão de Olhos - As Aventuras de Peter Nimble
Série: As Aventuras de Peter Nimble
Autor(a): Jonathan Auxier
Editora: Leya
Páginas: 424
Resenha Por: Regiane E.A.B.
Sinopse: “Peter Nimble é um jovem órfão e cego que aprendeu a sobreviver no mundo do crime. Tratado como um escravo pelo cruel sr. Seamus, todas as noites Peter é obrigado a roubar dos bons cidadãos da cidade e, durante o dia, permanece trancado em um porão, onde sonha com um futuro melhor. Até o dia em que ele rouba um objeto de um misterioso viajante - uma caixa que contém três pares de olhos mágicos. Ao experimentar o primeiro par, Peter é instantaneamente transportado para uma ilha secreta, onde ele terá uma missão especial: resgatar um povo em apuros no perigoso Reino Desaparecido! Peter Nimble, juntamente com seu fiel companheiro - um cavaleiro que foi transformado em uma estranha combinação de cavalo e gato - e com a ajuda dos olhos mágicos, embarcará em uma inesquecível aventura de capa e espada para descobrir seu verdadeiro destino. Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu!” 

O livro nos leva a conhecer Peter Nimble um garoto órfão que foi encontrado ainda bebê por marinheiros boiando em um cesto em alto mar, tendo como companheiro um corvo que bicava seus olhos e que acabou o deixando cego.Mais ser cego não era algo que dificultava a vida do garoto de dez anos que foi “adotado” por Sr. Seamus, uma espécie de empresário de crianças ladras e que logo cedo descobriu as habilidades dos dedos ágeis de Peter.Obrigando Peter a roubar a noite e viver trancafiado durante todo dia em um porão (algo que não incomodava o menino) e tendo como guarda um cachorro chamado Killer que mais parecia gente do que animal Sr. Seamus um dia pede a Peter (no qual chamava carinhosamente de verme, tadinho!) que vá a cidade e roube algo para ele comer, mal sabendo ele que esse dia mudaria a vida de Peter Nimble – o maior ladrão que já existiu...

Em sua ida a cidade Peter depara-se com um caixeiro-viajante que tentava vender seus chapéus mágicos na praça (essa cena me lembrou muito uma outra no filme o barbeiro demoníaco da rua  fleet a diferença é que lá e apresentação é de barbeiros rrs bem voltando...) aproveitando-se da distração dos senhores que assistiam a apresentação Peter põe em prática sua maior habilidade: roubar, só que quando menos esperava Peter é descoberto pelo caixeiro que propõe um acordo ao menino se ele devolvesse as carteiras aos seus donos e o ajudasse a vender alguns chapeis ele não lhe entregaria e ainda lhe daria uns trocados. O garoto sem alternativa aceita.
Ao final da apresentação e dos chapéus vendidos o menino vai com o caixeiro até sua carruagem onde Peter fica inebriado com os cheiros que vinha dela: ouro, prata, marfim, joias preciosas, mas, tinha algo que ele não conseguia identificar, alguma coisa mais rara do que as riquezas ao redor. Quando o caixeiro se distanciou Peter coloca seus dedos para trabalhar e abre os doze cadeados que protegiam a carruagem, logo o garoto sentiu aquele cheiro novamente e descobriu de onde vinha : uma pequena caixa de madeira, mais só havia algo que impedia de descobrir seu conteúdo que era algo simples para um excelente ladrão como Peter.Na volta para casa o menino consegue abrir a caixa e descobrir seu conteúdo seis ovos, porém quando Peter tem a brilhante ideia de comê-los ele engasga com algo redondo e firme (com certeza havia algo de errado com aqueles ovos) pois dentro dos ovos tinham olhos, na verdade três pares de olhos: um par dourado , um negro e outro verde.
A partir da descoberta (perdão roubo) dos olhos somos levados às aventuras do jovem ladrão que é narrada em terceira pessoa (o que torna a estória muito divertida principalmente quando o narrador conversa com nos leitores), e dividida em três partes cada uma nomeada com os olhos fantásticos: OURO, ÔNIX e ESMERALDA, e onde descobrimos a função de cada um deles. A cada parte do livro somos levados a lugares e conhecemos pessoas novas como Sir. Tode (um cavaleiro um tanto quanto diferente que foi transformado em uma mistura de homem/gato/zebra), Sr. Pound um velho conhecido de Peter e Professor Cake a quem pede ajuda a Peter para decifrar uma charada e encontrar um Reino perdido.
A bordo de um barco com seu mais novo amigo Sir. Tode Peter e nos embarcaremos em uma aventura em um mar onde você pode conhecer um simpático tubarão chamado Frederick, um deserto e ladrões onde só o que o pobre Velho Sarnento deseja é um limão, que os corvos não são animais amigáveis, que os gorilas podem ser bichos cruéis e que se pode encontrar um rei onde menos se espera.
 Uma estória que cativa leitores de todas as idades, Ladrão de Olhos pode assustar de inicio por suas 424 páginas, mas que acabam nem sendo notadas por sua detalhada e dinâmica narrativa, que faz você viajar com Peter a lugares incríveis. Mágico, criativo e lindo (começando pela capa até as ilustrações no início de cada capítulo) assim é Ladrão de Olhos – As Aventuras de Peter Nimble.  




29 comentários:

  1. amei o livro e a resenha, tadinho ficar cego assim, amo esses livros que tem aventuras que nos fazem viajar com os personagens :)
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Regiane
    Eu estou com esse livro aqui pra ler, pois pedi pra editora, e achei a diagramação um luxo de linda.
    E que triste a forma como ele ficou cego..aposto que vou amar a leitura, pois me empolguei com a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Re
    Esse livro para começar tem uma capa linda!
    A história é emocionante e cativante, gosto muito quando os livros são assim.
    Gostei muito da resenha, ficou ótima, parabéns!

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que estória emocionante!! Adorei a resenha!!
    Fiquei com vontade de ler! ^^
    Também achei linda a capa!!

    Tem post novo no meu blog!
    Se quiser dê uma passadinha por lá!
    Ficarei muito feliz!
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    Desde já agradeço a visita!!
    Beijussss;

    ResponderExcluir
  5. que interessante :) parece com livros para crianças que não são anda infantis hihi e adoro as edições da leya!

    ResponderExcluir
  6. nuss adorei a resenha, muito boa como sempre! O livro tbm parece ser otimo, adoro essas historias! sem contar q a capa é linda demais, toda colorida, adoro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou!
      Confesso que ele é sim muito bom.E é um livro que pode ser lido por todas as idades.
      E um detalhe é que a capa é praticamente a estória pois cada pedacinho dela é uma parte do livro =]muito linda!

      Excluir
  7. Olá!
    Também gostei bastante deste livro e a diagramação da editora ficou realmente impecável! É uma história sem dúvida para todas as idades, cheia de aventuras e personagens cativantes.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Parece ser um livro legal. A capa é linda mesmo.
    Adorei a resenha. >.<
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. O livro parece meio infantil, mas eu gostei.
    Irei lê-lo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa do livro linda e a história parece ser bem emocionante, mas um para a minha enorme lista.

    beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma aventura bem interessante, eu esperava uma coisa bem diferente desse livro, não achei que fosse desse gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser muito legal, mesmo. Um daqueles que a gente tem que ler. Já vi a diagramação dele e achei muito diferente e linda. *-*
    Espero ter a oportunidade de lê-lo LOGO!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Estou com tanta vontade de ler esse livro, que vc nem sabe, cada resenha só me deixa com mais água na boca :)
    Obrigada pela visita, amei aqui e já estou seguindo ^^
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  14. oie,
    Eu adoro livros enormes, tenho preguiça de livros com menos de trezentas paginas rsrs saber que esse tem mais é ponto a favor. Não conhecia ele, gostei bastante da estória. Quando ao filme lá no blog, ele começa com a professora contando sua história e sobre sua vingança e depois desenrola com os envolvidos dando depoimentos de como vivem depois disso. Tem alguns flash backs mas não são muitos.
    Bjocas seguindo vc tb!

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Boa resenha. Apesar de tudo ai na resenha, eu realmente não tenho interesse em ler UASHAUHUA Sei lá, acho nele realmente não me chama tanto atenção. Mas enfim, quem sabe um dia :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  16. Acabei de conhecer seu blog e achei ele bem legal.
    Já estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu, seguir e claro deixar sua opinião.
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/
    Bjos e sucesso!!!

    p.s. estou louca para ler esse livro, adoro os livros da Leya.

    ResponderExcluir
  17. Gente, amei a resenha!!! Gostei muito!

    ResponderExcluir
  18. De início levei um susto pelo modo como o coitado ficou cego, mais adorei a resenha, e quero ler o livro, por que eu adoro histórias fantásticas assim.
    Fiquei super curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Linda resenha amiga, nossa e por quanta coisa esse menino passou, parece ter muitas aventuras esse livro, adoro!!!

    beijosss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Estou aqui retribuindo a visita!
    Adorei a resenha e fiquei super curiosa sobre a história, só achei um pouco bizarro a forma como ele fica cego. Também amei a capa, chama bastante atenção.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, não conhecia esse livro, a história parece ser mágica! Fiquei com muita vontade de ler *-*

    ResponderExcluir
  22. Bom dia,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e agora com a sua resenha fiquei bem curioso e com mais vontade de ler...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Ah achei o livro triste, deve ser lindo a história!
    Despertou muito a minha curiosidade ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Preciso desse livro... Amei a resenha.'' Parabéns a todos do Blog.!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Aí, gostei. Apesar de não ter entendido direito, rsrs, o livro parece ser bem diferente e original, acho que só lendo pra pegar a "vibe" dele mesmo! Enfim, gostei bastante da resenha, super sincera e me incitou a ler... Estou precisando dessas literaturas fantásticas e ... ingenuas (?) infantis (?), não sei bem a palavra.
    Enfim, estou aqui retribuindo o carinho de vocês. Meninas, vocês merecem todo o sucesso do mundo viu? São super atenciosas e fofas! Sempre comentam lá no blog e sempre leem todas as postagens, o que é muito legal pois muitas pessoas costumam comentar coisas sem conteúdo. São super dedicadas e cooom certeza Fallen In Me é um dos blogs que eu mais tenho vontade de visitar, porque eu sei que sempre que chegar aqui vai ter uma resenha ótima e sincera ou uma caixinha de correio com as bonecas lindas da High School Monster!
    Beijos mil viu?
    Tem post novo lá no blog ok? Dá uma passadinha. ^^
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá meninas!
    A resenha está ótima,nos dá uma boa visão do que se trata o livro,mas não sei se eu leria.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Desde que conheci esse livro, percebi que seria uma ótima leitura e a cada crítica isso aumenta. Sua resenha mostra com riqueza de detalhes o que podemos esperar, mas acho que só a leitura poderá fazer a diferença rs

    Parabéns pela resenha e pelo blog. Desejo muito sucesso!!

    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir