quarta-feira, 2 de abril de 2014

[RESENHA] Tigana - A Lâmina na Alma

Série: Tigana
Autor: Guy Gavriel Kay
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 368
Resenha por: PatyScarcella
Sinopse: “Tigana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado. Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa de recuperar um nome banido: Tigana. Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia.
Quando a lista da editora Saída de Emergência chegou eu não fazia ideia do que pedir, ai respondendo os comentários do blog eu li uma resenha maravilhosa dele e já estava decidido! rs Faz MUITO tempo que eu não resenho nada então já estou pedindo desculpas por essa resenha bagunçada e sem graça que vocês vão ler…Sorry sorry sorry
A província de Palma foi ocupada por dois feiticeiros, eles foram ocupando cada lado até o lugar está dividido entre o lado dominado por Alberico que é o típico ditador ambicioso e cruel (do tipo “vamos colocar quem não concordar comigo em uma linda roda de tortura na praça publica e deixar ele apodrecer ainda vivo!” Um doce ^^) e Brandin que apesar de também ser fã da roda de tortura e ter sua ambição é mais cheio de um misto de amor/vingança. Seu filho Stevin que era todo o seu mundo foi morto pelo príncipe de Tigana e isso o fez destruir a cidade, não da forma física e convencional foi algo bem maior, ele apagou o nome Tigada da memória de quem não morava no lugar e tirou tudo que era importante para seu povo: sua cultura, seus palácios, as obras de arte e o principal, seu orgulho. Ele não só destruiu o nome da cidade como destruiu os nascidos nela por dentro (já imaginou perder tudo que te cerca e ver seu país ser massacrados e dominados de uma forma que ninguém mais lembra ou consegue escutar o nome da sua terra?)
A história gira em torno dos que sobreviveram e estão prontos para revidar e trazer de volta sua cidade do esquecimento. Você vai entrar em um mundo todo novo, o autor não criou só uma história, temos um lugar com suas próprias crenças, sua cultura, sua geografia e suas superstições. Me lembra uma Itália antiga com sua cultivação de vinho como a maior fonte de renda. O fato que diferencia Tigana de livros como “O Senhor dos Anéis” é que seus personagens não são totalmente do bem ou totalmente do mal, eles são humanos e isso me ganhou de cara!
Alessan, o príncipe de Tigana é capaz de qualquer coisa pela sua causa mesmo que signifique escravizar alguém contra a sua vontade. Devin é um jovem que não tem ideia de onde está se metendo até descobrir algo sobre ele mesmo que muda tudo na sua vida (mistério rs). Minha personagem favorita foi Dianora, ela teve a vida destruída por Brandin. Seu pai morreu na guerra, sua mãe perdeu a razão com sua morte, seu irmão teve que deixar o que sobrou da cidade e ela teve que crescer antes do tempo. Ela elabora um plano quase perfeito, sai da cidade se deixa apanhar e acaba na saishan do rei (que é um tipo de harém) onde na cama do feiticeiro ela vai poder matá-lo com as próprias mãos mas, como o plano era quase perfeito ela acaba apaixonada por ele… Garota como assim? (eu ficava “MATA ELE LOGO!”) São muitos personagens e eu tenho medo de falar muito deles e estragar as surpresas ;/
Dá pra notar que eu amei o livro com essa resenha fraca? Gostei da forma que o autor escreve, achei que ele teve partes inteligentíssimas, apesar de ter achado algumas coisas desnecessárias aqui e ali porém, o resultado geral me agradou muito mais do que o esperado e eu estou super ansiosa para o segundo!

Feiticeiros, paixões, maldições, tabernas com faixa etária, viagens com artistas que amam cantar, rodas de tortura, vinho azul (se você puder pagar), mortos um pouco vivos e um livro de tirar o fôlego é o que fazem de Tigana um nome nada fácil de ser esquecido!

9 comentários:

  1. Gostei da resenha. Aprecio livros de magia bem construídos e Tigana parece ser exatamente assim. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Adorei a resenha Paty :) Então, esse livro parece ser mesmo muito interessante, espero poder ter uma oportunidade logo de lê-lo.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, é bem interessante!
    beijos,

    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oi ;)
    realmente vcs estão sumidas! Mas eu entendo, como disse no blog a situação está complicado, quero ler e postar no blog mas tenho que estudar. Eu gostei da indicação porque é um gênero que me agrada, mas no momento não estou podendo comprar nda mimimi
    tem postagem nova no meu blog
    espero a visita de vcs
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  5. Parece bem legal! Mas não faz o gênero que eu curto >_<

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty!
    Quando vi o livro eu achei interessante, eu gosto deste tipo de enredo. O plano quase perfeito se ela não houvesse se apaixonado rs. A capa do segundo tá bem legal.Não sinto muita vontade de ler Senhor dos anéis, sei lá, mas este parece diferente como vc cita.

    Bom fds!
    Beijos!
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas fiquei super interessada e com vontade de ler.
    Sempre gosto de histórias que criam um mundo novo e também histórias e feiticeiros.
    Espero ter oportunidade de ler em breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é genial! Li ele rapidamente e fiquei feliz que sua continuação vai ser lançado esse mês. ~~pulos de alegria~~. Realmente uma leitura épica.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi! ^^
    Ainda não conhecia o livro. Parece ser interessante. Vou dar mais atenção à ele na próxima vez em que for a uma livraria.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir