segunda-feira, 28 de outubro de 2013

[RESENHA] O Circo Mecânico Tresaulti

Autor (a): Genevieve Valentine
Editora: Darkside
Páginas: 312
Resenha Por: Regiane E.A.B.
Sinopse: “Às vezes, o mundo pode parecer um lugar desolador e escuro, formado por vastas amplidões cheias de conflito, onde o que todos procuram é se agarrar a algo que os faça sobreviver ao dia seguinte. Pois em O Circo Mecânico Tresaulti esse deserto cheio de perigos é atravessado pela magia de uma potente força criadora, capaz de devolver a integridade emocional e física a quem se juntar à trupe. Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Boss, a força motora do circo, agrega novos personagens, atraídos pela sua habilidade muito especial para recuperar corpos mutilados pela guerra, criando assim magníficos seres mecânicos pós-humanos – repletos de complexas engrenagens, placas de ferro, pétalas de cobre, pulmões relojoaria, rodas e pistões –, cada um trazendo para o circo algo nunca visto e sentido antes. O público se aglomera para ver de perto as proezas desse grupo de pós-humanos fascinantes mas por vezes sombrios. É nesse picadeiro que enxergamos uma parte de nós em uma delicada lente de aumento. Seguimos adiante cercados por personagens como Ayar, o homem forte, os irmãos acrobatas Grimaldi e o incrível trapézio vivo de Elena, além de um enigmático par de asas, objeto de uma guerra secreta nos bastidores do circo mecânico. Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética.
“Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mecânico Tresaulti...” E é com prazer que esse mero blog chamado Fallen In Me abre as cortinas para dar espaço ao circo mais ameaçador e fascinante que vocês já ouviram falar. E ai? Todos preparados pra entrarmos no mundo mágico e sombrio do circo mecânico?! \o/\o/
O Circo Mecânico Tresaulti é narrado ora por Little George ‘o garoto dos panfletos das pernas de metais’(adoooro ele *_*) ora pela autora. E conta a incrível estória do circo e seus integrantes, de uma forma totalmente fora de ordem, como se o narrador decidisse em que momento, e o que o leitor deve saber. Logo no primeiro capítulo somos apresentados ao encanto do circo, onde a magia acontece aos olhos dos telespectadores e a tenda ganha vida à medida que aqueles que compraram o ingresso entram e mergulham em um mundo bem diferente do que está além do picadeiro. Em um cenário quase apocalíptico pós-guerra o circo surge como uma forma de alegria, esperança e cor naqueles que sofreram tanto e sofrem com a opressão do governo.
No decorrer da leitura conhecemos um pouco mais da vida de cada artista e como cada um ingressou nesse mundo mecânico... Alguns sem ter o que comer e até mesmo onde morar buscaram no Tresaulti um lar, outros por mera curiosidade e outros como forma de sobreviver. Big George, Big Tom, Little George, Panadrome, Ayar, Jonah, Bird, Ying, Mina, Fátima, Elena, Alec, Stenos, Os Irmãos Grimaldi e Boss são a alma e o espírito do circo, e é Boss (a dona do circo mecânico) que decide se você merece ou não ser ‘concertado’ e se tornar parte da família Tresaulti.
“Você nunca pode deixar o circo. Ele vai mantê-lo vivo depois que eu terminar de concerta-lo. (Boss) [...] Não é segredo no circo quem tem os ossos, quem tem os pulmões ou as molas. Quando eles saem da oficina, quando cambaleiam finalmente em seus novos esqueletos dos trailers até o pátio de treinamento, eles são acolhidos de volta sem comentários. Até os vivos, aqueles dos quais não se pediram os ossos, podem imaginar o que é preciso para deitar-se em uma mesa e concordar em sofrer.” Págs. 88 e 89.
Em pequenos capítulos você é transportado para um mundo de distopia fascinante em que o psicológico das pessoas está tão fragmentado que o ‘concerto’ é necessário, e não se sabe aonde começa e termina homem e máquina. Circo Mecânico é a leveza das trapezistas Bird, Mina, Fátima e Elena com seus ossos de canos, a força sobre humana de Ayar com sua estrutura de metal, o som inebriante de Panadrome, a beleza das asas de cobre de Alec e Boss atrás de tudo isso levando a magia das engrenagens às cidades devastadas pela guerra.
Um livro lindo e espetacular! É assim que eu posso descrever O Circo Mecânico Tresaulti desde a capa, dos desenhos maravilhosos que o livro traz até o enredo. Genevieve criou com uma escrita super fácil e dinâmica um mundo em que quem lê o livro deseja que o circo exista pra poder ir assistir ao espetáculo. Eu super indico O Circo mecânico Tresaulti que foi o nosso primeiro livro da nova parceira DarkSide! Quem curti a temática ou ficou curioso com a resenha... Tem que ler ;] Boa Leitura! o/


16 comentários:

  1. Ah não, simplesmente adoreeeeeeeei. Tipo, perfeito.
    Eu adorei a capa e o tema e nem sabia do livro até agora :o
    E essa editora só tem livros f*dões ne?
    Eu uma vez tentei ser parceira, mas não achei formulário nem nada para solicitar parceria ç.ç
    Como tu fez? (se não for problema, claro rs)

    Beijão.
    Larissa

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê, curiosa eu fiquei sim, até porque adoro livros dinâmicos, mais ao mesmo tempo não ligo muito para o tema circo, sei lá...
    Não conhecia o livro e vou adorar ler mais resenhas dos livros de DarkSide!!

    beijos Mila
    Tem resenha no Daily
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Já li algumas resenha positivas desse livro e a sua não foi diferente e me deixou com muia vontade de lê-lo....parabéns pela sua resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! ^^
    Desde que eu vi esse livro pela primeira vez me encantei com ele.
    Depois de ler "O Circo da Noite", toda vez que vejo a palavra 'circo' no título de algum livro me interesso! :)
    Ele já está na minha lista de leituras, então assim que puder vou comprá-lo e lê-lo! :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hum...adoroo! Já tinha lido sobre esse livro em outro blog, mas sua resenha me deixou ainda mais curiosa, sabia? Me gustaaa muito os livros dessa editora.^^
    P.s.: Deixa o link do seu blog ou ativa seu perfil porque quase não consegui vir aqui...
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Oie Rê
    depois de ter lido O circo da noite, peguei uma paixãozinha por circos, que eu até estranhei rs
    então desde que vi essa capa maravilinda, já fiquei super curiosa, e sua resenha só me deixou anda mais.
    Quero ler!!!!!!
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê,

    Estava curioso para saber a opinião de alguém acerca desse livro e parece ser ótimo. Fico imaginando como deve ter ficado essa mistura de distopia com steampunk, mas pelo que percebi de sua resenha casou muito bem.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, e gostei pelo fato de você falar do mesmo de forma positiva, já que eu estou muito afim de ler esse livro, agora é só consegui comprar-lo. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha não tinha ouvido falar de nenhuma distopia que fale de circo vou procurar ler depois, já que os new adult não estão agradando.

    ResponderExcluir
  10. oi
    acho que tinha visto a capa dele na sua caixinha de correio passada, mas a verdade é que ele não me chamou muito atenção no princípio. Achei bacana pq sempre que pensamos em circo vem aquele monte de cor e brincadeiras bobas para divertir o público, um circo sombrio é bem interessante. Eu gostei bastante da sua indicação e fiquei mto curiosa para ler!
    Qnt a minha caixinha de correio, bem, os livros que eu paguei cinco e pouco foram na saraiva, tava com um festival de livros até 9.90 e comprei esses lá, dae entrei no site do buscape e entrei por ele no site da saraiva e ganhei mais um desconto, por isso o preço dos livros ficaram tão baixos. Eu não sei se ainda está com os mesmos preços, mas acho que fumaça e ossos q vc está interessada ainda está 9.90, da uma olhadinha ;)
    e o jack é fofo né? tive a ideia de colocar ele na foto por conta do seu blog!!! Foi presente do meu namorado que acertou em cheio!:3
    tem postagem nova no blog
    espero sua visita
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa desse livro maravilhosa, e fiquei super curiosa com a resenha, já vou botar na lista de desejados.

    bjks

    ResponderExcluir
  12. Esse livro chamou minha atenção! Quero!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu estou querendo muito ler esse livro, primeiro só por ter essa diagramação linda, na qual a editora merece muitos aplausos. E depois por uma sinopse dessas, é muito difícil que alguém não queria ler e ainda tem sua resenha para completar - união perfeita. Circo Mecânico é um dos livros que está no meu topo de desejados.

    Lucas – Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Rê!
    Hm... Esse livro parece ser incrível mesmo. Estou louco para lê-lo.
    Pelo o que li na sua resenha, acredito que curtirei bastante a leitura. Inclusive, parece ser um livro bem diferenciado em meio a tantos.
    Espero não me decepcionar e amar assim como você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo ta falando tão bem desse livro que a minha curiosidade só vai aumentando =( Preciso logo!
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que bacana.
    É a primeira resenha que eu leio desse livro e fiquei com vontade de ler.
    Não conhecia muita coisa sobre ele e fiquei bem curiosa.
    Nunca li nada que tenha circo como cenário. Parece ser bem interessante.
    Bjo

    ResponderExcluir