quarta-feira, 31 de julho de 2013

[RESENHA] As Lembranças de Alice

Autor (a): Liane Moriarty
Editora: LeYa
Páginas:  376 
Resenha Por:  PatyScarcella
Sinopse:Alice tem 29 anos, é apaixonada pelo marido, Nick, e está grávida de 14 semanas do seu primeiro filho. Ao menos é isso tudo o que ela se lembra. Imagine sua surpresa ao ser informada – quando acorda após um incidente em que bateu a cabeça – de que é mãe de três crianças, está com relações cortadas com a sua irmã e passa por um divórcio conturbado, às vésperas de completar 40 anos! A queda apagou a memória da última década de Alice. Agora ela terá que construir seu futuro apagando os erros de um passado que sequer lembra-se de ter existido. Poderá uma amnésia se tornar o melhor acontecimento em sua vida, nos últimos dez anos?"

Lembro que só escolhi esse livro na lista da LeYa do mês passado porque a Tatiany (nossa comunicação com a editora) tinha falado que esse era pra ela um forte candidato de melhor livro do ano e isso me deixou curiosa, então valeu mesmo Taty você não poderia está mais certa!

Alice tem 29 anos, está muito apaixonada, acabou de se casar com o homem da sua vida e está esperando seu primeiro filho... Pelo menos é o que ela acha! 

Ela acorda em um lugar desconhecido, com pessoas de quem não se lembra de uma queda em uma tal aula de step das sextas-feiras e para sua surpresa o ano atual não é 1998 e sim 2008! Dez anos de sua vida se passaram e aparentemente por causa da batida na cabeça ela esqueceu e tudo que consegue lembrar é de 98 para trás. Não lembra que a irmã (sua melhor amiga) não está falando com ela, que ela e Nick (seu lindo e doce marido) estão se enfrentando no tribunal em um divórcio e batalha de custodia das crianças, ah e sim definitivamente não se lembra de ter três (sim três) filhos e com certeza não se lembra de ter se tornado a pessoa que parece que todo mundo odeia, nesses dez anos perdidos!  
Ela decide (já que a memória não voltou) dizer ao médico que está tudo normal e tentar resgatar seu casamento e sua vida que essa “outra Alice de 2008” tratou de estragar e é ai que a coisa fica boa!

Alice é uma personagem tão legal! Quase nunca meu personagem favorito é a protagonista, mas ela é tão bobona, engraçada, boa, ingênua, fofa, determinada e louca. Sempre pensando coisas sem sentido com “Ah eu to tão magra em 2008! Será que foi por isso que o Nick me deixou?” ou “Porque as mães de 2008 tem tanta presa? Onde é o incêndio?” ela me fazia rir muito com essas coisas. Elizabeth é a irmã mais velha e tem capítulos só dela ao decorrer do livro (que me faziam rir muito e às vezes querer chorar) ela tem problemas pra engravidar e enfrenta abortos muito frequentes e isso a transformou em alguém sarcástica e amarga.  Nick é o marido e ele pode ser dividido em dois, o bom, doce e lindo das lembranças de 1998 que dizia em alto e bom som aos amigos “O que posso fazer se eu amo ela mais do que preciso de oxigênio?” e o Nick atual que é amoroso com as crianças, mas parece odiar Alice com a mesma intensidade que a amava no passado. Dominick é o atual namorado de Alice (Oh Senhor, como assim Alice de 2008?) e o coitado é tão legalzinho que eu tinha dó quando torcia contra ele! rs E temos Frannie a avó que também tem capítulos só seus, mas esses são em forma de posts em seu blog e cada post vem acompanhado com comentários dos seus seguidores! (Eu amava isso, por alguma razão... kkkk) 

O livro é narrado em terceira pessoa por Alice, em primeira, na forma de cartas ao psicólogo por Elizabeth (as cartas me matavam de rir, ela é hilária) e tem também os posts do blog de Frannie.  Ele me fez pensar muito sobre a minha vida, às vezes nós acabamos nos tornando pessoas totalmente diferentes do que gostaríamos simplesmente por “correr demais” 
Ele te faz pensar “Será que o meu eu de dez anos passados iria gostar do que eu me tornei hoje em dia?” (Eu acho que não eih? Sou tediosa demais pra garota de 15 anos cheia de energia que eu fui rsrs).  Ele é um livro leve, divertido, realista e vai fazer você devorar cada capítulo! Então meu conselho é leia LOGO!


24 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas gostei muitooo! A capa é linda a história parece ser bem gostosa de ler. Ah...pelo que vi se identificou bem com a personagem Alice, né? Amo quando isso acontece.
    Beijocas!
    Paloma Viricio.

    P.s.: Tem duas super promoções no blog...dá uma olhadinha e participa!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse livro e fiquei com vontade de ler, ai depois esqueci o nome dele e conheci outro quase na mesma linha de pensamento chamado Deslembrança. Esse livro com certeza irá pro topo da minha lista, acho ele bem intrigante e sempre quis saber como tudo aconteceu, amei a resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e sua resenha me fez ficar extremamente curiosa, quero muito :)
    Parece uma livro super gostoso de se ler, né?!
    Vou pesquisá-lo mais um pouco ;)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  4. Oie Paty, não conhecia o livro (como assim perdi alguns meses da minha vida rs), e pela sinopse já vi que me encantaria. Sua resenha então só me deixou mais curiosa. Assustador perder as lembranças dos ultimos 10 anos da vida. Nuss, nem quero imaginar, porque eu vivi tanta coisa nestes ultimos 10 anos, que seria assustador.
    Agora fiquei curiosa para saber se ela relembra tudo.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Paty,
    Vou confessar que também, nem sempre as protagonistas são as minhas favoritas. E foi legal de ver que essa personagem não é chata. Ainda não conhecia esse livro, mas me deu uma pontinha de curiosidade ler. Ótima resenha!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty!
    Que bom que gostou muito do livro!
    Conheço-o, mas até então não estava interessado na leitura. Vi muitos blogueiros o elogiando (incluindo você) e pretendo sim lê-lo em breve.
    Espero não me decepcionar, já que a história parece ser legal.
    Gostei de saber sua opinião. (':
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. isso me lembra outro livro que queria ler, estou curiosa para saber como Alice de grávida apaixonada passou para uma mulher com o casamento em ruínas, e como você disse que gosta muito da personagem acredito que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  8. Não curti a capa, mas quero me encantar com a Alice tanto quanto você o fez!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, parece muito bom ^^


    theicefairy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, passando para dizer que gostei da resenha e para informar que estou seguindo o blog.
    Parabéns pelo conteúdo!
    Então, deixo aqui o convite para que você conheçam o meu blog também porque é sempre bom trocar ideia e conhecer pessoas novas.
    Acho que é isso, beijocas e sucesso :)

    http://conformealetra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Ainda não conhecia esse livro, mas me pareceu ser bem interessante. Adorei a resenha. Ainda bem que a leitura foi boa, né? Senão você deveria brigar com ela UAHSUAH

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!

    Estou passando para retribuir a visita ao meu blog e estou seguindo com certeza, gostei muito daqui!

    A sua resenha é ótima e me deixou muito curiosa para ler, vou procurar por ele já!!!

    Beijos!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem me causado uma certa angústia + vontade de ler, espero conseguir ler em breve e acho que irei gostar!
    Adorei a resenha! Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Deu vontade de ler. Ótima resenha, achei linda a capa do livro. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei sua resenha! Fiquei com MUITA vontade de ler esse livro!

    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia, nunca tinha ouvido falar pra ser sincera rs.
    A capa dele me lembra um outro livro "De Volta pra Casa" da editora Novo Conceito, não sei se você já viu.
    Eu fiquei interessada na história. Me parece ser bem "tensa" pela falta de memória dela, mais ao mesmo tempo parece ser engraçada e romantica.
    Leria com certeza ^^
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiii,
    Adorei a resenha.
    Quando vi a capa deste livro tive vontade de ler, agora mais ainda. Imagina acordar 10 anos depois, deve ser loucura...hahahaha
    Obrigado pela visita lá no blog. Adorei.
    Beijos.
    Katielle
    Leitura Maravilhosa

    ResponderExcluir
  18. oi ^^
    a leya sempre lança uns livros bons e diferentes que me surpreendem, e sério gostei muito dele. Imagina vc estar vivendo sua vida perfeita e sofrer um acidente, perder dez anos da sua vida e tudo que era perfeito estar desmoronando! Estou muito curiosa ainda mais por estar concorrendo a um dos melhores livros do ano, definitivamente preciso ler!
    ótima indicação!
    tem postagem nova no blog
    espero sua visita
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  19. Oi! ^^
    Nossa, é tenso pensar que uma coisa dessas pode acontecer.
    A estória parece ser muito interessante e sua resenha me fez ficar com vontade de ler.
    Acho que a minha "eu" de 10 anos atrás não reclamaria muito do que me tornei. Não mudei muito no geral. Aparentemente sou a mesma garota que saiu da escola, com os mesmos problemas e dilemas... pensando bem, talvez essa outra "eu" ache isso ruim...rsrs...

    Essa semana tem atualização nos meus dois blogs.
    Como de costume tem novidade no Mente Hipercriativa, mas quero convidar também para passar pelo Universo Invisível (http://universo-invisivel.blogspot.com.br/) pra ler o texto que eu publiquei lá. Se deixar um comentário ficarei muito feliz!

    Beijusss;

    ResponderExcluir
  20. Antes do lançamento vi muita gente falando bem desse livro. Agora essa é a primeira resenha que leio!
    Esse livro é TOTALMENTE diferente do que eu esperava que ele fosse ser, acredita? Ele parece ser muito legal de ser lido, afinal, que doido que deve ser acordar só depois de 10 anos! hahaha

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  21. Olá, Paty. Tudo bem?

    Confesso que se eu visse esse livro e depois lesse a sinopse, não iria me interessar muito, pois a principio, não seria a sinopse "ideal" para mim. Mas li a sua resenha e fiquei curiosa. Acho muito bom livros que te fazem refletir sobre o passado, sabe? Me apego demais nessa temática.
    A capa é linda e fiquei animada para lê-lo.

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Adorei a ideia do livro! E é verdade, eu também dificilmente tenho o personagem principal como favorito e, quando isso acontece, realmente indica que o livro é mágico, rsrs.
    Parabéns pela ótima resenha, você tem pontos fortes de opinião!

    Abraços!

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oláaa! Uaaaau! Adorei a resenha! E sinceramente escolheria o livro só pela capa (que amoooor essa capa, eu gostei bastante)... Além disso, eu amo, amo amo esse nome Alice.
    Adoro livros que nos façam rir, achei tão divertido ler sua resenha *.*

    Beijoooooos!
    Seguindo aqui tbm \o
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie!

    Obrigada pelo comentário e elogios na minha coluna no blog Estou lendo!!

    Menina, eu tenho muita vontade de ler este livro, a capa dele é linda e a sinopse me agrada muito.
    Sua resenha me deixou mais curiosa!!

    Te convido a conhecer o meu blog!!
    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir