quinta-feira, 2 de maio de 2013

[RESENHA] O Alquimista


Autor (a): Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 176
Resenha Por: PatyScarcella
Sinopse: "O jovem pastor Santiago tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. Decidido a seguir seu sonho, o rapaz se depara com os grandes mistérios que acompanham a raça humana desde a sua criação; o Amor, os sinais de Deus, o sonho que cada um de nós precisa seguir na vida.
A peregrinação de Santiago, narrada pelo escritor Paulo Coelho em O alquimista transformou-se num dos maiores fenômenos literários. Caminhando em uma caravana pelo deserto do Saara, ele entra em contato com pessoas e presságios que lhe indicam o caminho a seguir. Entre eles, um misterioso personagem - um Alquimista. 
É quem irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo, e a receber todas as pistas necessárias para chegar até o tesouro."


Eu decidir escolher o lado das pessoas que amam o Paulo Coelho no ultimo livro dele que li (que foi Veronika Decide Morrer e você pode ler a resenha aqui) então quando estava escolhendo o livro para resenha da Sextante desse mês eu vi a capa de O Alquimista e como já fazia muito tempo que queria ler esse, ele foi minha escolha na mesma hora!  Parabéns pra mim por saber escolher direitinho! Rsrs

O livro conta a história de Santiago um jovem pastor que está feliz em apenas viajar com suas ovelhas em busca de água e comida para elas, vender sua lã e conhecer vários lugares. Mas um dia enquanto dorme nas ruínas de uma velha igreja tem um sonho repetido, e esse sonho fala que lá nas pirâmides do Egito está enterrado o seu tesouro! Ele decide buscar conselhos sobre o significado do sonho com uma velha cigana que na verdade não lhe diz mais do que ele já sabe e ainda cobra um décimo do tesouro se ele encontrar! (Aff que velha interesseira! Eu não prometia nada... rs) Mas é só depois de um encontro misterioso com um velho no banco de uma praça que ele decide largar sua vida, vender suas ovelhas (que dó!!! Eu levaria cada uma comigo!) e seguir uma viajem tão longa e perigosa rumo ao que lhe foi mostrado em seus sonhos...

Ele vai descobrir que sonhos repetidos devem ser escutados, que perseguir seus desejos te traz muito mais que tesouros, que garotas do deserto podem virar seu mundo de cabeça pra baixo, que reis de Salém são ótimos conselheiros, que jarros de cristais vendem muito chá, que não se deve mostrar todo o seu dinheiro a estranhos, que começar outra vez sem nenhum tostão não é tão ruim assim, e que se você deseja algo do fundo do seu coração o universo inteiro conspira pra que você realize!

Santiago é um bom protagonista, ele é corajoso, algumas vezes ingênuo e humilde, tem algumas dúvidas de vez em quando, mas nada que me faça querer bater nele rs São tantas pessoas que cruzam o caminho do pastor que não tem como descrever todas, mas vou tentar ok? Fátima é uma garota do deserto que sonha em encontrar o amor da sua vida, eu não gostei muito dela talvez por ela não ter muito destaque, mas a coitada é legal rs  O Alquimista é um homem muito sábio que conhece os mistérios do mundo e que resolve ajudar o rapaz. O vendedor de cristais não é meu personagem favorito, mas ele meio que me intrigou... Ele é um senhor que tem uma loja de cristais (Nossa Paty eu nunca teria adivinhado que o vendedor de cristais tem uma loja de cristais! E seria de chá? Kkk) e o grande sonho da sua vida é conhecer Meca, mas tem muito medo de realizar, pois se ele for a Meca não vai restar nenhum sonho que o faça aguentar a vida! Eu meio que me lembrei de mim nele, às vezes temos medo de realizar nossos sonhos e acabamos perdendo a chance de criar novos sonhos com o fim de um.

O livro é aquele tipo que só o Paulo Coelho sabe fazer, ele me fez pensar sobre a minha vida e me ensinou que cada pessoa tem uma lenda pessoal na vida só que escutamos tanto que não é possível que acabamos acreditando e desistindo dos nossos tesouros. Eu simplesmente amei! Adorei que ele se passa na Espanha, África, deserto e Egito (estou me sentindo muito viajada aqui! rsrs) Se você é do tipo que odeia o autor nem vou falar nada, mas se você gosta do estilo eu mais que indico! Sério, saia daqui e vá ler agora! rs

25 comentários:

  1. Oi divas! Este é um dos livros do autor que mais gosto, acho que tem belas mensagens e cada uma serve em determinados momentos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Migas, tem uma tag pra vocês lá no blog: http://fa-clube-angels.blogspot.com.br/2013/05/tag-5-capas-mais-bonitas-da-minha.html
    Deem uma passadinha por lá e, quando responderem, me avisem O.K?

    Beijokas
    Karol Araújo
    fa-clube-angels.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui muito fã de Paulo Coelho e suas obras pré-auxiliares.
    Li alguma coisa d'O Alquimista alguns anos atrás, e vi que não é pra mim mesmo! Rs

    ResponderExcluir
  4. Só um livro do Paulo Coelho e faz tempo viu?!
    Não curto muito ele não, apesar de ver tantas coisas boas sobre ele, sua resenha é um exemplo. Mais sei lá, a escrita dele não me agrada, mesmo sabendo quanto ele é bom.
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  5. AMO OS LIVROS DO PAULO COELHO, ELES TAMBÉM ME FAZEM PENSAR ^^
    AMEI A RESENHA AMIGA..

    BEIJOS MILA
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O problema dos livros do Paulo começou a partir de Verônica Decide Morrer. Os livros anteriores são nascidos do coração de Paulo, por isso são muito melhores - apesar de achar que ele escreve mal. Sim, ele não tem muitos recursos na escrita, mas é um excelente contador de histórias. Claro que escrever bem e contar boas histórias é o melhor, contudo, do que adiantaria escrever bem - tecnicamente falando -, e não saber contar suas histórias. Paulo tem a vida na escrita e O Alquimista, livro que li em 1999, é o meu favorito da lista até Veronika Decide Morrer. Escrevi duas peças de teatro inspiradas nele, a primeira ganhou um Prêmio em 1999, e um dos julgadores da bancada foi ninguém menos que Lázaro Ramos.

    Bem, isso foi há muito tempo... O que ficou foram as lições e essa frase que nunca saiu do meu pensamento: "onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração" (Lucas 12:34 e Mateus 6:21).

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser muito bom, o Paulo Coelho é incrível!
    Beijo
    Nic

    ResponderExcluir
  8. Oi Patty ainda nem li Veronika decide morrer, mas depois daquela resenha maravilhosa que vocês fizeram, fico cada vez mais ansiosa para ler. Esse tem uma história bem interessante também, adorei essa parte sobre perseguir os sonhos. Não entendo por que essa birra todo com o autor, sabe o que eu sinto, que as pessoas aqui no Brasil estão acostumadas a não dar valor ao que é produzido aqui, não temos obrigação de gostar de tudo, e sim tem muita coisa do Brasil que eu não gosto, mas fico com a impressão de que o fator determinante para muita gente não gostar do Paulo Coelho e por que ele é brasileiro, e os brasileiros tem essa tendencia ridícula, eu acho que um autor que tem os livros traduzidos para diversos idiomas e publicados em vários países, por mais que não seja um autor brilhante e genial, tem seus méritos.

    bjks

    ResponderExcluir
  9. Ei Patty, tudo bem?
    É sério, não consigo ler Paulo Coelho. E nem sei o motivo na verdade, porque leio bastante nacionais, mas não consigo ler nada do Paulo Coelho. De qualquer forma adorei sua resenha, tá ótima.

    P.S: Parece que tem séculos também que falei contigo, rs. Você sumiu ou será que fui que sumi?

    Beijos, Lucas!

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca consegui terminar esse livro do PC. Já li dois: Brida e Veronica decide morrer, mas esse de alguma forma não me prendeu meeeesmo.

    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  11. Eu não curto muito PC, e tenho conhecidos que não gostaram muito desse livro, mais as opiniões são diferentes né? rs
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não tenho nada contra. Quero muito ler Veronika Decide Morrer e preciso terminar de ler O Demônio e a Srta. Prym (vc já leu esse? É muito bom!).
    Dele já li Brida, na época gostei.
    Tem muita gente que torce o nariz para os livros do Paulo, mas o que eu acho mais engraçado é que além das pessoas não gostarem é elas não quererem que você leia! XD Pode uma coisa dessas??

    Ainda não li O Alquimista, mas gostei da sua resenha! Vou lê-lo um dia!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá o/
    Então, eu nunca li nenhum livro desse autor. Eu acho que não é muito meu estilo, sabe? Mas eu vou tentar dar uma chance e espero gostar quando eu ler. Ótima resenha. Parabéns pra você que escolheu muito bem o livro então UAHSUAHSUAHS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  14. Oi Patty! Hmmm... acredita que nunca li Paulo Coelho?; fiquei bem interessada na leitura, já conhecia de vista, mas achei bem legal!

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Oi Patty!
    Nunca li Paulo Coelho,mas parece que O Alquimista é legal!
    Beijos

    http://oacucareiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Paty!
    Acredita que nunca li nada do Paulo Coelho? Até comecei a ler um dos livros, mas acabei abandonando. Quero tentar novamente, talvez comece com o Alquimista, parece muito bom. Grande Beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Já li "O Alquimista" e gostei, entretanto não pretendo ler outros livros do autor. Li este e li o último que ele publicou, e não vi desenvolvimento. Ele é um escritor que não cresceu e não melhorou em nada. Claro que isso é uma questão pessoal. Pude perceber que você curte muito o estilo dele e isso é bom pra você.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  18. Hum....adorooo! Quero muito ler algum livro do autor, acredita que nunca li nada dele? Que vergonhaaa...kkkk acho que esse livro é bom para começar. Curto tramas que nos faz refletir sobre a vida.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha do livro, adoro os livros do paulo coelho principalmente Veronika Decide Morrer e Brida, ainda não li esse, mais depois dessa resenha já sei o que vou ler...
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Ei Paty...

    Eu sei que uma vez na vida temos que ler um livro do Paulo, mas esse não me atrai, não sei..eu irei ler algum livro dele, mas esse acho que não.. Mais acho legal quando o autor nos insere em vários países através de sua história..


    Bom FDS!
    Bjs
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  21. aaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhh eu adoro esse livrooo mtmtto bom..
    eu topooooooooooo a parceeeeeeeeeeeeeriaaa, que sonhooooooooooo!
    quandoo postar as resenhas na página, darei todos os créditos.. ainda não postei porque quero criar um quadro bem legaaaaaaaaaaal! :DDDDD

    Blog: http://blahoestraich.blogspot.com.br
    Facebook do blog: https://www.facebook.com/blahlisioestraich
    Página: https://www.facebook.com/BlahOestraich
    Grupo: https://www.facebook.com/groups/blahblogueiros

    ResponderExcluir
  22. Nunca sei se leio ou não os livros do Paulo Coelho, mas vou resolver dar uma chance para ele e tentar ler esse, hahaha.

    Ah, não sei se é de seu interesse, porém está rolando no meu blog um book tour do livro "A Linhagem". Se não for muito incômodo, poderia conferir e se inscrever? Obrigada! Aqui o link:

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/2013/05/book-tour-linhagem-camila-dornas.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi.
    Já li esse livro, na realidade tenho um carinho muito especial por esse livro porque ele foi a primeira obra adulta que li e simplesmente adorei. Já li outros livros do autor e pretendo ler ainda mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. O primeiro livro que li de Paulo Coelho foi O Alquimista e achei muito bom, acho que por já conhecer muito dos personagens que ele agrega de outras obras como " Melquisedeck - o rei de Salém e seu urim e tumim " mas, depois li As Valquirias e já fiquei meio decepcionado, pretendo ler mais obras dele.

    ResponderExcluir
  25. Mais uma para minha lista de desejáveis...rs.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir