segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

[RESENHA] O Circo da Noite


Autor (a):  Erin Morgenstern
Editora:  Intrínseca 
Páginas: 368
Resenhada Por:  Paty Scarcella
Sinopse:Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Eu sei que vocês estão cansados de só ter resenhas minhas aqui no blog, eu juro que logo vamos ter resenhas da Ré e da Mica (elas andaram ocupadas, mas já estão de volta!) e vocês vão ter uma folga de mim ;)

Ganhei esse livro de aniversário ano passado, mas com a minha fila de leitura lotada não deu pra ler até agora (estou em maratona pra tentar ler todos os livros que ganhei de presente ano passado antes que chegue abril e eles completem ano! rs) Confesso que me apaixonei perdidamente pela capa mas não estava esperando muito dele e me vi meio dividida entre o é  “bom mas lento” e o “é incrível “ (estou até com dificuldade de resenhar, então já vou me desculpando se a resenha não conseguir passar tudo que eu sentir lendo).

 O livro conta a história de Marco e Celia, ambos alunos de dois grandes magos que decidiram colocar os dois ainda crianças em um desafio para o futuro , uma espécie de batalha pra saber qual dos dois métodos de ensino é o melhor  quando eles estiverem maior (na minha opinião uma batalha meio covarde, pra mim se você quer brigar vá lá e coloque sua vida em risco não outras pessoas rs) Como campo de batalha para esse desafio o Circo da noite foi criado para que os dois pudessem se enfrentar (não direta ou fisicamente) através de suas muitas atrações , cada qual mantendo e acrescentando partes e tendas novas ao circo e tentando vencer o outro nisso... Mas indo contra toda natureza competitiva os dois acabam se apaixonando e isso com certeza não estava planejado, como não estava nos planos que o Circo envolveria tantas pessoas no meio dessa disputa mágica!

Celia é uma personagem boa, ela é decidida e forte. Marco é humm...Eu achei ele bem misterioso, mas por outro lado muito fofo (um cara que projeta uma ilusão de um barco feito de livros em um oceano de tinta para uma garota merece meu respeito! rs) Hector é o professo (e pai) de Célia, e eu só pensava em como ele como pai podia ser tão cruel com ela ;/  Alexander é o professor de Marco e eu não posso falar muito dele pois ele é um enigma (só posso descrever assim) Isobel é a cartomante do circo e namorada do Marco (sim ele tem uma namorada! rs) eu queria não gostar dela, mas a coitada é tão legalzinha que não deu!  Chandresh é o excêntrico proprietário, ele é engraçado e cheio de manias. Tsukiko é a contorcionista e ela tem algo a mais no olhar sabe? Bailey é um garoto que em sua infância entrou no circo pela manhã e acabou conhecendo uma garota ruiva que lhe deu uma luva e o fez voltar sempre que o circo chegava à sua cidade para tentar encontrar a tal garota e  que sente uma forte ligação com o circo, ele era um dos meus personagens favoritos! São tantos personagens importantes! Vou ficar devendo mais descrições a vocês;(

As histórias contadas são muitas e cada uma foca em um ou mais personagem em seus devidos capítulos e em anos diferentes (uma hora você está lendo algo que aconteceu em 1880 e na outra página algo de 1902, mas não é confuso) Entretanto todas elas giram em torno de Le Cirque dês Rêves (O Circo dos Sonhos) que é o nome que você vai ver na entrada, sim você também é um personagem e tem capítulos só seus! *-* Minha personagem favorita  era eu, linda e misteriosa passeando pelo circo com um cachecol vermelho (quem for ler quando estiver em seus capítulos lembrem que eu sou a garota linda na sua frente da fila! kkkkkkk)

Eu achei a narrativa lenta e em alguns pontos você se pergunta quando as coisas vão acontecer, mas isso não me irritou pois a história é tão bem contada e tão bem feita que me apaixonei pelo circo e quase choro quando tive que ir embora ao amanhecer !  (Alguém da plateia está com vontade de se juntar a mim e fugir com o circo? rsrs) Não indico o livro para quem está procurando uma aventura de tirar o fôlego, mas se você procura magia, cenários muito bem construídos ao ponto de você quase sentir o cheiro do caramelo e da pipoca enquanto lê então esse é o seu livro!

O Circo chega sem avisar e aparece onde ontem não havia nada com suas tendas feitas de sonhos, suas maçãs carameladas, seus mistérios, sua ilusionista com truques que você vai jurar serem reais, seu jardim de gelo que não derrete, sua fogueira de chamas brancas que nunca se apagam, seus gatinhos treinados pelos gêmeos ruivos, suas histórias engarrafadas e sua regra de só abrir durante a noite que vai fazer você querer que essa noite dure pra sempre;)

22 comentários:

  1. Gente a capa desse livro é uma das mais belas que eu já vi! Narativa lenta me incomoda um pouco,... gosto das coisas bem resolvidas! HAHHAH Amei a resenha, despertou o interesse de ler o livro ainda mais'' :) Um bejão.''
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Interessante.. Diferentee em suas formas, mas instigante!!

    Curtiu!? Então CURTA#!
    http://www.facebook.com/pages/BLOG-Angel-Poubel/593476004003339?ref=hl

    Big bj ;*
    http://angelpoubel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu a capa desse livro, tão linda.
    Que pena que vc acho o livro lento, tenho uma enorme curiosidade em ler...mas não tive a oportunidade ainda, mais das pessoas que eu conheço dizeem que o livro é o máximo, mas, só lendo mesmo para eu saber :)
    Quero te encontrar no circo kkk1
    Ah! O filme é dos anos 1989 ^^
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu quis ler este livro assim que ele foi aqui anunciado e as resenhas pipocaram, mas agora nem tanto.
    Se ele por um acaso parar em minhas mãos, lerei.
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Que resenha, adorei.
    adorei a sinopse e a capa é linda, só pela resenha já pude sentir o que verei pela frente, um livro fantástico
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paty!

    Estava super afim de ler esse livro... Porém como disse a narrativa é lenta e eu, perdi um pouco da vontade :(
    Odeio livros lentos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Paty.
    Não conhecia esse livro. Apesar da narrativa não me agradar por ser lenta fiquei curiosa para ler, pois nunca li nada igual. Talvez eu o leia mais para frente.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty!
    Como conversamos no twitter e após ler sua resenha, sinto que preciso lê-lo logo e acho que fugirei com você! KKK
    Sério, eu acho linda a capa e a história parece ser ótima mesmo.
    Como sou um pouco crítico, espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Diva! O livro vais fazer aniversário na minha estante, pois tenho faz tempo e ainda não li. O que tenho à dizer é que esta foi a melhor resenha que já li dele, e fiquei encantada. Parabéns mesmo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Paty!
    A capa desse livro é linda.Adoro o gênero desses livros, são envolventes. Nunca o li, mas já tinha visto em uma livraria.
    Adorei sua resenha, parabéns!

    beijos
    http://bookmusicandmovie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não consegui formar uma imagem do que é esse livro, mas tenho curiosidade de ler. Todas as resenhas que vi até agora foram mais ou menos nesse estilo, empolgação pura! rsrs
    Parece ser mesmo bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Humm que delícia, senti até o cheiro de caramelo aqui...
    Não me importo que um livro seja mais lento desde que me absorva e me encante ;)
    Adorei a resenha, fiquei super a fim de conferir essa história!
    Beijos... Elis Culceag.
    Tem resenha nova no blog * Cobiça * J.R.Ward * no Arquivo Passional! *

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Eu amei esse livro, achei tudo tão incrível e fantástico. Muito boa a sua resenha, que bom que gostou do livro :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  14. Amei sua resenha! Já vi várias delas sobre esse livro mas nunca esperei muito dele. Fiquei muito curiosa. Quero ler logo esse livro.
    Grande beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Está um dos livros que lançaram no ano passado e tenho mais vontade de ler. Achei sua resenha magnifica. Gosto de histórias que se intercala entre dois tempos. E achei super bacana, semos personagens do livro.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei a capa, mas não é exatamente meu tipo de leitura. Mas, quem sabe eu não leia, né? rs

    Ótima resenha.

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
  17. Oi! Desde o lançamento desse livro que quero ler ele. Adoro circos e essa história parece ser muito boa. Vi uma promoção dele no Submarino e fiquei doida pra comprar, mas não tinha dinheiro. Agora depois da sua resenha fiquei mais ansiosa ainda pra ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi falar bastante deste livro, algumas pessoas amam e outras detestam, geralmente eu passo longe de livros assim, que causam muitas opiniões divergentes a respeito de sua qualidade, mas a capa dele é tão linda que acho que compraria ele só para tê-lo na minha estante.
    Bom saber que ele não se trata de uma grande aventura pois é exatamente isso o que a sinopse me transmitiu, espero poder conseguir lê-lo em breve.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Oi Paty! Já li umas resenhas bem positivas sobre esse livro, mas por não ter gostado de "Água para Elefantes", que também aborda esse universo circense, ainda não tinha aquela vontade de ler. Você conseguiu me deixar um pouco curiosa sim... Bom saber que não é uma aventura de tirar o fôlego. Embora eu goste de ler coisas assim, quando preciso estudar para minhas provas (levando em consideração que na minha escola tem duas provas por semana e é uma coisa linda, só que não), prefiro algo mais leve e tal...
    Acho essa capa muito bonita, de verdade! *-*

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite,

    Já li algumas resenhas desse livro e depois da sua resenha acho que iria lê-lo...parabéns....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Concordo com você! É um livro um pouco parado, mas maravilhoso! Eu ficava com dó quando o circo ia embora também!!
    Você conseguiu sentir o cheiro das coisas que eles comiam lá no circo! Menina, eu senti!!
    E que final é aquele???? Eu achei lindo!!!
    Apesar de ser um livro ame ou odeie, eu recomendo!!
    Sem falar da capa e o interior.... maravilhosos!!!!!!!!

    Beijusssss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir