sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

[RESENHA] O Caminho Para Casa


Autor(a): Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Resenha Por: Regiane E.A.B.
Sinopse: Durante 18 anos Jude pôs as necessidades dos filhos em primeiro lugar e o resultado disso é que seus gêmeos, Mia e Zach são adolescentes felizes. Quando Lexi começa a estudar no mesmo colégio que eles, ninguém em Pine Island é mais receptivo que Jude. Lexi, uma menina com um passado de sofrimento, criada em lares adotivos temporários, rapidamente se torna a melhor amiga de Mia. E, quando Zach se apaixona por ela, os três se tornam companheiros inseparáveis.
Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrenca, mas o último ano do ensino médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação. Toda vez que Mia e Zach saem de casa, ela não consegue deixar de se preocupar.Em uma noite de verão, seus piores pesadelos se concretizam.Então a vida dá uma guinada, levando os personagens a viver sentimentos intensos – amor e ódio, culpa e perdão – que qualquer um de nós poderia experimentar. Uma decisão muda seus destinos, e cada um deles terá que enfrentar as consequências – e encontrar um jeito de esquecer ou a coragem para perdoar.O caminho para casa aborda questões profundas sobre maternidade, identidade, amor e perdão. Comovente, transmite com perfeição e delicadeza tanto a dor da perda quanto o poder da esperança.


Eu sei que eu andava meio sumida do blog e em falta com resenhas, mais aqui estou eu pra lembra-los que SIM, estou viva e de contrato firme e exclusivo com o Fallen In Me! \o/ kkk
É que esse começo de ano foi um tanto “movimentado” na minha vida com o início da faculdade e tal, mais aqui vamos nós para mais uma resenha de um livro que eu só posso começar dizendo que foi surpreendente para mim. Por quê? Assim que eu o peguei pra ler eu logo pensei: “Ai lá vem um daqueles dramas ‘dramático’mesmo!!” e era! Rsrs mais só por causa da Jude (ela é o drama em pessoa ¬¬).

Bem o livro tem como focos principais Lexi Baill e Jude Farraday. Lexi é uma menina de 14 anos que viveu grande parte da sua vida em lares adotivos por ter uma mãe viciada, e quando sua mãe morre por overdose e ela se vê sem nenhuma esperança de encontrar uma família, pois sete famílias em seis anos não é algo que se diga animador para ela, até que sua Assistente Social encontra Eva Langer uma parente viva de Lexi que decide adota-la e a leva para Port George, Washington.

“Lexi ficou em silêncio. Aprendera muito tempo atrás que havia coisas que, embora desejasse, ela nunca teria, e sabia que doía menos se ela tentasse não querer o impossível.” Pág. 114

Logo ali vizinho em Pine Island mora Jude uma mulher com uma vida que só pode ser descrita como saída de uma propaganda de suco de laranja!  Com Miles um marido lindo, compreensivo e médico, Zach e Mia gêmeos estudiosos e obedientes. Jude vive para seus gêmeos cuida dos seus horários, dos deveres, das festas, amigos e até de seus namoros! Digamos que ela a típica mãe coruja (mais quando eu digo coruja é tipo coruja ao extremo!!! Que em muitas vezes eu cheguei a ficar com muita raiva de certas atitudes protecionistas sem necessidade).

Logo no seu primeiro dia de aula Lexi e atraída pelo menino mais lindo que ela já viu- o típico garoto popular das escolas americanas (loiro, olhos verde, atleta e que sempre traz com sigo uma líder de torcida a tiracolo)- mais logo vem a sua cabeça que ele não se interessaria por ela nem se ela fosse a última garota do mundo. A sua esperança de fazer uma amizade nova, em uma escola nova e em um estado novo está quase que no fim quando ele conhece do modo mais improvável do mundo Mia que é uma garota tão carente de amizades que convida Lexi para visitar sua casa, e lá ela descobre que o garoto que ela está apaixonada é Zach  \o/ irmão da amiga, e é a parti dai que a vida de Jude e Lexi se cruzam, ou melhor se amarram para nunca se separarem.

Os anos vão passando e Lexi vê nos Farraday a sua tão sonhada família, ela e Mia se tornam amigas inseparáveis, mas o que ela não consegue entender é o porque da frieza de Zach com ela. Então chega o tão esperado terceiro ano do ensino médio e Jude não consegue se imaginar sem o comando das rédeas da vida dos filhos que agora tem vontades e decisões próprias e ela não gosta nem um pouco disso, a palavra FESTA que era proibida até o ano passado é agora o principal motivo de discussões em casa, e ela não vê outra maneira a não ser ceder a vontade dos filhos mas sempre com uma lista de recomendações que não tem fim: “Não bebam, voltem cedo, qualquer coisa liguem, Zach cuide da Mia, lembrem-se vocês são jovens demais... e etc, etc, etc”.

Em uma dessas festas Lexi cria coragem e pergunta ao Zach porque ele não gosta dela e a revelação vem quase que como um alívio quando ele diz que a ama, só não quer magoar a irmã fazendo ela pensar que ele quer tomar sua melhor  amiga *_* (esqueci de mencionar o Zach é um amor <3) mais esse segredo não dura muito porque quando se vê eles já estão namorando (para o desespero de Jude que acha que seu filho é muito novo para se apaixonar!).
Com tudo isso a vida de Lexi não poderia estar mais perfeita, até que em um dia após uma decisão errada a vida de todos toma rumos inesperados, em que amor se torna rancor, sonhos se desfazem e que esquecer e perdoar talvez sejam os únicos meios de seguir em frente.

“A dor foi ainda maior do que ela esperava [...] Ele estava mais alto do que ela se lembrava, com os ombros mais largos. Os cabelos louros cor de trigo estavam caídos sobre os olhos, e ela lembrou que ele detestava aquilo, e que ela ria ao afastar aqueles cabelos para olhar nos seus olhos quando ele se inclinava para beijá-la”. Pág. 217

De uma leitura rápida e dinâmica O Caminho Para Casa é dividido em duas partes no período de 2000 a 2010 em que conta a estória envolvente de uma menina que sonha com uma família e uma mãe que coloca a vida dos seus filhos em primeiro lugar, e não posso negar que esse livro me encantou de uma forma, que quando você pega é difícil parar pelo rumo que ela vai tomando ao decorrer da leitura principalmente na segunda parte do livro.
Quem gostar dessa temática ou simplesmente ficou curioso com a estória eu indico O Caminho Para Casa, quem sabe você se surpreenda como eu me surpreendi =)



28 comentários:

  1. Regiane tá viva: AMÉM! rsrs
    Adorei a resenha Regi, to com esse livro aqui para ler mas o coitado é só deixado de lado.
    ...
    Gosto de leituras dinâmicas, mas acho que pra ler esse gênero tenho que entrar mais no clima...
    Coitada da Lexi, achando que o cara não gosta dela mas ele o ama. rsrs #Pouco clichê... mas ainda parece ser bom.
    ...
    Adorei a resenha
    Bjo Bjo
    - Lucas F -
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A Arqueiro nunca me decepcionou com qualquer livro!
    Vou apostar mais uma vez na editora com este! Parece ser bom! ^^
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. Me interessei pelo livro. Vou colocar na listinha de desejados. Finalmente você está de volta Rê, mas entendo o sumiço, minha vida tb é uma loucura.

    ÓTIMA RESENHA!
    Beijos
    Jessica - 25 e contando
    @25econtando

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Senti saudade de ler suas resenhas e suas ótimas dicas de livros! Esse está anotado na minha lista! Estou comprando livros com mais frequeência agora! hehe *--*

    Bjin, bjin!

    ResponderExcluir
  5. Aeee Re!!
    Já tinha visto este livro, e confesso que só gostei por causa da capa, me mata :x rsrs'
    Só que agora lendo a resenha, me deixou mega curiosissima rsrs'
    Adorei :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, esse livro parece ser envolvente, quero ler pra saber o que vai mudar o ruma da vida deles.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu leria esse livro brincando rs
    Tudo me interessa nele, a sinopse, e principalmente a capa que é LINDA!
    Beijoo
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece um livro para vc se preparar um pouco antes de ler,
    mas aí quando vc mergulha nele não consegue mais parar.
    A resenha me deixou curiosa e com um bom pressentimento quanto ao livro.

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha mas não me interesso muito pela estoria, ah fiquei curiosa com uma coisa o que acontece com eles pra terem de aprender a perdoar?

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Não tinha vontade de ler esse livro, mais sua resenha me instigou...Memso assim vou pesquisá-lo mais e quem eu leia ^^
    beijos
    Brubs
    contoeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu vivo uma história de amor e ódio com dramas, hauha. Não li muitos livros com esse foco e quando assisto filmes choro horrores e adoro, mas não me empolgo muito pra assistí-los justamente porque eu choro... Mas tirando essa minha confusão sentimental, parece ser um livro bem legal e diferente do que eu costumo ler. Por que não dar uma chance, né?

    Beijo!
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, me interessei, assim que puder irei lê-lo..
    Gostei muito da resenha. Seu blog é uma graça, estou seguindo se puder retribuir eu agradeceria. (:
    Estou te esperando lá.. '
    Beijocas,
    Cindy, Contos Doces

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar desse livro... parece interessante... apesar de dramas não serem meu forte. Não gosto que me façam chorar...

    Parabéns pela resenha!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Regiane!
    Eu gostei da resenha. Não é a toa, ela vem de orfanatos..Já estava aqui me perguntando pq o Zack era assim. Acho que essa parte doe encontro das meninas deve ser legal, ambas carente e se segurando uma na outra. O romance começa bem, bonito e depois desanda, ai, não gosto disso, tudo bem que sabemos que a vida não é perfeita, mas poxa..Esse final me deprimiu rsrs..pensaria duas vezes antes de ler..

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  15. Oi! Tudo bem? Já vi algumas resenhas desse livro mas essa é a primeira que leio. Achei que capa linda e a sinopse me atraiu bastante. Confesso que não sou muito de ler dramas, mas esse me deixou com vontade. Vou tentar ler depois!

    Beijos, Ma Petit.

    ResponderExcluir
  16. Estava em uma livraria quando vi esse livro, não deu muita importância. Agora correndo adicionar aos meus desejados.
    Dá uma passada lá no blog, está rolando uma promoção bem bacana!
    Beijos!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ela voltou \o/ E todos gritam! rs!

    E voltou com uma super resenha de um super livro, é todo mundo elogiando esse livro, que preciso ler logo. Não sei porque mais o livro me lembrou O Guardião de Memórias, que tem quase a mesma temática - filhos.

    Beijos, excelente resenha!


    Era uma vez...

    ResponderExcluir
  18. Ola amiga que bom que voltou! AAAAAAAAAAAAAAAAEEE!
    eu adoro todas as resenhas daqui, a maioria me desperta a vontade de aquirir o livro e ler o mais rápido que poder. Fico um pouco confusa porque é mais de uma postadora..porémm Vocês são demais, demais..! <3 http://blahoestraich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi meninas, os poucos comentários que li desse livro é de que ele é lindo e tem uma história ótima. Nunca li nada da autora, mas estou curiosa para conhecer algo dela, e espero poder ler O Caminho para casa.
    Adorei o que foi citado na resenha, espero gostar também.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu amei esse livro! Um dos melhores que eu li no ano passado. A leitura me envolveu de forma impressionante e a história é muito boa.
    Esse foi o primeiro livro da autora que li. Quero ler outros dela.
    Parabéns pela resenha! Fico feliz que tenha gostando assim como eu. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, meninas!
    Só ando vendo resenhas positivas desse livro, apesar que os livros da Arqueiro são ótimos!
    E, esse aí já está na minha lista de desejados ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Retribuindo o carinho,
    Novamente achando a resenha bem legal.
    Minha lista de livros tá ficando impraticável kkkkkkk

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  23. Tah ai a arqueiro cada dia que passa subindo no meu conceito.. Tinha ouvido falar por alto deste livro.. Mas adorei a resenha. Uma literatura que realmente gosto..

    Curtiu? Curta!
    http://www.facebook.com/pages/BLOG-Angel-Poubel/593476004003339?ref=hl

    Big bj ;*
    http://angelpoubel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi.
    Eu amei esse livro. Ele é definitivamente um dos meus preferidos! A história é linda e bem comovente. Espero poder relê-lo mais para frente.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia esse livro, a história parece bem legal, não o meu tipo de história favorita, mas é um livro que eu leria.

    bjks

    ResponderExcluir
  26. HEYYYY

    Tudo bom? Passando para avisar que estou indicando seu blog para um selinho!
    hahaha
    Vem conferir no apanhador*
    Espero que goste
    Abraços***

    Lucas F
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Esse é um dos livros que eu não dava muita coisa, mas agora já curti.
    Estou precisando de livros mais rápidos, eles sempre me empolgam a ler mais. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  28. Ah eu entendo perfeitamente, início de período em faculdade pode ser uma loucura, e demora um pouquinho para se acostumar.
    Eu acho a capa deste livro muito linda, mas eu não acho a sinopse dele muito atraente, e mesmo com a sua resenha eu ainda estou com um pé atrás, porém neste mês eu solicitei um livro desta mesma autora para a Novo Conceito, então se eu gostar quem sabe eu não fico mais motivado a ler este.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir