quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

[RESENHA] A Seleção


Série: A Seleção
Autor (a): Kiera Cass
Editora: Seguinte – Selo Jovem Da Companhia das Letras
Páginas: 368
Resenha Por: Regiane E.A.B.
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.”

Vou começar dizendo que essa foi uma das ótimas aquisições que fizemos na Bienal do Livro de Fortaleza, apesar da dúvida que eu tive em trazer esse livro eu não me arrependo de ter escolhido ele... (ainda mais porque ele cabia no meu orçamento e tal rsrs mais Ladrão de Almas você ainda está na minha lista!).
Em um tempo em que os Estados Unidos deu lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Iléa um país dividido em castas (sim! Para todos aqueles que pensavam que essa estória era contada no passado pois trata sobre realeza se enganaram, ela se passa em um futuro em que a Terceira Guerra Mundial é passado deu para entender? Pois então...). A Seleção é um evento que acontece a cada geração na realeza para encontrar entre trinta e cinco garotas uma, para se casar com o príncipe e ser a  futura Rainha de Iléa.

Essa é uma oportunidade única para todas as garotas entre dezesseis e vinte anos que se escrevem e esperam ser sorteadas, para todas, menos para America Singer que não quer nem ouvir falar de Seleção o que é difícil com uma mãe e uma irmã mais nova que só falam disso noite e dia e dos benefícios financeiros que isso traria se ela fosse selecionada ou quem sabe a escolhida do Príncipe Maxon (Iléa é dividida em oito castas Um: A Realeza; Dois e Três: São os que mantêm uma boa condição de vida; Quatro e Cinco: Artesãos, músicos; Seis: Trabalhadores de fábricas, empregados; Sete e Oito: Linha da pobreza, mendigos (confesso que em alguns momentos me lembrei de Jogos Vorazes lendo esse livro devido esse negócio de castas e a chance de mudar de vida, porém aqui ninguém tem que matar ninguém rsrs )) America é uma Cinco mais o que a impedia de se escrever era Aspen um Seis com quem namorava escondido a dois anos porque se sua mãe ao menos desconfiasse  dessa relação ela não poderia continuar, pois o ideal é subir de casta e não descer. Mais em um dia Aspen Incentiva America a se inscrever, pois entre tantas quem garante ela ser escolhida, e ela contra vontade se inscreve PARA A ALEGRIIIIIIIIIIA da família. Mais dias seguintes ela e Aspen têm uma discussão e ele termina tudo e como se não fosse pouco ela se torna uma das trinta e cinco escolhidas para ir morar no palácio durante a Seleção.

Durante a viagem ao palácio America conhece algumas de suas “concorrentes” Marlee uma Quatro com quem se torna amiga, Ashley uma Três e Celeste uma Dois que essa sim ô garotinha nojenta! ¬¬’. Já no palácio desesperada com o rumo que sua vida tomou em menos de uma semana America conhece da forma mais bizarra possível Maxon (eu quero ele pra mim será que é possível? rsrs) “seu futuro ‘talvez’ noivo” rsrs e quem esperava que esse encontro fosse o fim para America se engana eu confesso que esses dois me tiraram alguns sorrisos em situações bem engraçadas, com certeza America é uma pessoa sem papas na língua.

Com uma leitura dinâmica em um espaço bem criado, uma estória que quando você começa não quer largar até saber o final e surpresas que me fizeram dizer “ferrou” A Seleção é minha indicação para aqueles que gostam da temática ou tiveram alguma curiosidade ; ).
Boa Leitura! o/

23 comentários:

  1. Você é de Fortaleza? Fui a bienal e achei os livros bem caros..rsrs
    Esse livro a seleção parece ótimo!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha parado para ler nenhuma resenha desse livro, achei que fosse chato e nem me dei ao trabalho, agora fiquei curiosa.

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, já tem um tempo que está nos meus desejados.
    Adoro esses livros que falam sobre diferenças de classe, no final smepre fica com o pobre, quem saiba nesse seja diferente :)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. gostei da resenha, mas vou esperar a autora finalizar a trilogia (ou saga) para depois ler.

    ResponderExcluir
  5. Ola..
    Vc falou em dúvida em adquirir esse livro, eu tenho muita dúvida..
    Mais lendo sua resenha, fiquei até com vontade de ler hehe, depois da parte (não querer largar e surpresas que te fizeram dizer "ferrou")
    haaa eu super desejo esse livro agora!!!
    Meninas, adoro este cantinho, estava super com saudade de vcs ^^

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro em e-book.
    estou ansiosa para ler :) Já muita gente fala super bem dele :)
    Parabéns pela resenha e boa sorte no bolão de carnaval
    beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  7. Eu quero ler esse livro!
    Fiquei curiosa com a estoria e a capa é linda, né?!

    Tem um selinho pra vocês no meu blog:

    [http://hipercriativa.blogspot.com.br/2013/01/selinho-premio-dardos.html]

    Espero que gostem!
    Beijusss;

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente amo quando um autor consegue nos fazer ficar grudados no livro, não são todos assim, e parece que isso aconteceu com você. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, mas acho que não será tão cedo, infelizmente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Uma das características que eu adoro em livros é quando os autores conseguem nos prender. Isso é ótimo.
    Eu pretendo ler esse livro. Não o tenho ainda. AINDA. Porque tratarei de providenciá-lo de alguma forma. Eu sei que é distopia e eu estou evitando, mas eu tenho uma enorme curiosidade quando se trata desse livro.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Ahh, esse livro entrou e saiu dos meus desejados. E agora tornou entrar. Por sua causa Rê. run
    Mas tudo bem, livros são sempre bons ;D
    Acho interessante essa divisão de castas, então vou colocar ele para as leitura de 2013.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  11. Oi Rê!
    Estou muito a fim de ler esse livro, ainda mais agora depois da sua resenha. Pelo jeito é uma distopia bem humorada e diferente, acredito no potencial da série.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  12. Oie Rê
    realmente o livro tem aquela pegada distópica que fisga. Eu curti muito, embora não tenha sido uma das minhas distopias preferidas, creio que tenha sido pelo fato da protagonista ser um pouquinho exagerada demais, e também pelo romance ter ficado devendo. Mas só essa capa já salva rs
    Mal posso esperar para ler o próximo.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rê!
    A capa é linda!
    Mas, o livro não chamou nenhum pouco minha atenção :(
    Só bem chata quando o assunto é distopias, tenho que curtir mesmo para ter vontade de ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. A resenha ficou ótima. Não é exatamente meu estilo de livro, mas escuto sempre falar positivamente dele.

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
  15. Oi! Quero muito ler A Seleção. A capa é linda e sempre vejo muitos elogios sobre ele. Como minha pilha de livros pra ler está bem grande, vou ver se consigo passar ele na frente pra ler o quanto antes. Sua resenha só me fez ficar com mais vontade ainda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. te indiquei para um selinho e ele serve para promover o blog,conseguir mais seguidores e etc.
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/2013/01/tag-selinho-de-indicacao.html

    ResponderExcluir
  17. Parece que eu já li uma história vem idêntica...rs., mas gostei da resenha e fiquei com uma pontinha de curiosidade.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  18. "Ferrou! foi ótimo.Só você mesmo. A Seleção é um livro bem gostoso de ler, eu achei uma ótima distopia, mesclada com um romance divertido. Parabéns pela resenha diva.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  19. A resenha ficou maravilhosa como sempre. Tenho curiosidade em ler o livro, mas ainda não tive oportunidade.
    A Seleção viraria série, tava sendo produzida pelo canal CW, mas parece que eles deixaram o projeto de lado por quanto.

    Beijos
    Vinte e Cinco e Contando...
    Twitter

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bom?
    Af, todo mundo lendo esse livro e falando tão beemm.. Ta difícil continuar a não comprá-lo, mas não posso gastar!!
    A história parece muito boa, sério! Estou morrendo de vontade de ler.

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  21. Meninas, agora tem um meme pra você no meu blog:

    [http://hipercriativa.blogspot.com.br/2013/01/meme-eu-amo-esse-blog.html]

    Espero que goste!
    Beijusss;

    ResponderExcluir
  22. Tem um selinho pra você. beijos

    http://bookmusicandmovie.blogspot.com.br/2013/01/selinhos.html

    ResponderExcluir
  23. Ain to louca pra ler esse livro *-*'

    ResponderExcluir