domingo, 27 de janeiro de 2013

[RESENHA] A Bússola de Ouro

Autor (a):  Philip Pullman
Série:  Fronteiras do Universo
Editora:  Objetiva
Páginas: 365
Resenhada Por:  Paty Scarcella
Sinopse: “No primeiro volume, "A Bússola de Ouro", Lyra enfrenta uma arriscada jornada ao extremo Norte para salvar Roger, seu melhor amigo, e outras crianças de terríveis experiências científicas que as separam de seus dimons.

Eu ganhei esse livro de presente da minha amiga linda Jess do blog 25 e contando (Tem presente melhor pra se ganhar? Obrigada de novo Jess!)

O filme desse livro já foi lançado faz tempo, mas eu nunca tinha visto (vou ver assim que acabar de escrever essa resenha), e que bom que nunca vi! Pois as surpresas seriam todas estragadas (e olha são muitas!) 

A história se passa em mundo que poderia muito bem ser o nosso se não fosse o fato de todo ser humano ter um daemon, um pedaço da própria alma em forma de animal que fala, cuida e nunca abandona seu humano (eu quero um! Será que o Makoto o gato da Mica topa ser o meu daemon? rs) Lyra é uma garotinha órfã que só tem seu tio, que viaja muito e por isso ela mora na faculdade Jordan em Oxford.  Ela está lá na sua vida de garota super levada quando por um “acidente nada acidental” escuta uma conversa de seu tio Asriel com os catedráticos falando sobre os tártaros, a aurora boreal, uma cidade em outro universo, crianças seccionadas e o mais importante o pó! Está perdido? (é acho que todos se perdem nesse começo rs)
Então começam a acontecer vários desaparecimentos de crianças pobres e as autoridades (leia igreja ok?) não parecem realmente preocupadas com isso, e Lyra também não está (ela até brinca com o assunto junto do seu melhor amigo Roger) mas quando Roger é levado a menina resolve sair em busca dele nem que isso coloque ela e Pantaleiomon (seu daemon) um sério perigo! Mas antes de ir em busca do amigo ela acaba sendo obrigada a largar sua vida na faculdade para viver com a Sra Coulter uma mulher que parece ser muito esperta e boa e causa uma certa admiração na garota. Antes de ela ir embora o reitor lhe entrega uma espécie de Bússola de ouro, que é algo que conta o futuro ou a verdade, mas ninguém sabe fazer funcionar (até agora!) com uma recomendação de nunca mostrar a sua nova tutora... (suspeitando dela nesse momento rs)

Lyra é uma protagonista muito boa, ela é esperta, curiosa, justa pra uma criança, muito corajosa e muitas vezes mais adulta que muita gente, mas sem perder o ar infantil sabe?  Pantaleiomon é o Daemon dela, e ele é o melhor amigo que qualquer um gostaria de ter (os daemons das crianças mudam de forma o tempo todo antes da criança crescer e decidir quem ela é, ai eles ficam em uma forma só! Pan passa por muitas formas : Gato-do-mato, arminho, rato, filhote de lobo, andorinha e até um vaga-lume se for preciso de luz!) Asriel é o tio de Lyra e ele é um homem forte que impõe respeito, mas também é meio assustador de vez em quando rs.  Iroke Byrnison é um urso polar de armadura renegado, eu gostei tanto dele mesmo sentindo ele meio frio (mas eu acho que essa é a natureza dos ursos polares afinal rs) Meu personagem favorito no entanto foi Farder Coram um senhor gípcio (um tipo de pirata) muito sábio e muito bom (adoro senhores bonzinhos, sempre são meus favoritos *-*)

O livro me pegou totalmente de surpresa, eu estava esperando uma aventura no estilo “fofinha e engraçada” e encontrei uma aventura sim, mas muito bem construída, com elementos que me lembraram “Nárnia” e “O Senhor Dos Anéis”! Cheguei a ver algumas pessoas reclamando que o autor te joga muita informação sem explicação e confesso que me senti perdida no início da leitura tipo “esse é mesmo o primeiro livro?” Mas eu acho que a ideia era justamente essa, fazer o leitor sentir do ponto de vista da protagonista! E eu AMEI! Amei tudo, achei uma trama muito adulta e bem formada para ser considerada infantil, estou aqui morrendo de curiosidade pra saber se o filme consegue passar tudo que eu sentir enquanto lia! Preciso do próximo tipo já!

Feiticeiras do mal, feiticeiras do nosso lado, lutas sangrentas (que me fizeram pensar em como foram feitas - ou infelizmente cortadas- no filme...), mortes inesperadas, revelações do tipo “OMG! Agora acabou tudo!”, viagens em barcos de piratas, fantasia, ursos de armadura, ursos sem armadura, ursos que arrancam corações uns dos outros e comem, traições e muita aventura é isso que espera por você no livro “A Bússola de Ouro”. 

28 comentários:

  1. Que bom que gostou do livro, paty! É o tipo de história que é a sua cara mesmo.
    Sempre que puder te presentearei com mais, o prazer que você tem em ler e os cuidados com as resenhas são maravilhosos.
    Beijos

    25 e contando...
    Meu Twitter

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty! Eu adorei o filme, mas lendo sua resenha percebi que faltou tanta coisa, agora quero ler o livro. Adorei, principalmente pelas partes que vamos ter muitas lutas. Parabéns pela resenha Diva.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Esse faz parte da meta desse ano, vou comprar o pocket, pq a versão normal é muito cara.
    Eu adoro histórias protagonizadas por crianças, ainda mais quando tem um trama mais madura e o autor saiba colocar bem a criança na história.
    Sem querer cortar seu barato, mas ouvi dizer de muitas pessoas que amaram o livro, que o filme não é lá essas coisas. Espero que vc curta.

    bjks

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, esse livro parece ser fantástico, se o Makoto for um dimon eu estou na fila pra ter ele rs.
    vou procurar esse livro :)
    beijos

    ResponderExcluir
  5. gostei da resenha,não li narnia e nem senhor dos aneis ainda,não curto livros com muitos detalhes.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro e sua me instigou :)
    Só de vc falar que ele te lembrou Narnia e O Senhor dos Anéis já me ganhou :)
    Parabéns pela ótima resenha.
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas, apesar da resenha maravilhosa, eu não tenho vontade de ler esse livro.. Não curto o Senhor dos Anéis, esse eu tb dispenso...

    beijos, resenha nova no blog,.
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que presentão!
    Bom, eu também sabia que tinha um filme, mas nunca vi, nem me interessei em saber da história até agora! rs
    Bom, você fez bem em ler primeiro, os filmes geralmente estragam a surpresa e perde um pouquinho da emoção da leitura...
    Também fiquei perdida na sua resenha, mas com muita vontade de ler esse livro!
    Só pelo fato de ter animais já me ganha...rs
    Gosto demais dessas histórias até bizarras, mas que a gente lê e acredita que aquilo é possível... Fico incrível com a imaginação de certos autores!
    Parabéns pela resenha!

    Bem, estou seguindo aqui!
    Convido vocês a conhecerem meu blog e seguir se gostar *-*
    Beijos - http://livrosebatons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti esse filme no cinema e ainda lembro da minha cara no final: Como assim acabou???? Ainda estou devendo ler a continuação dessa estória!!

    Adorei a resenha!!
    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    NECESSITO LER ESSE LIVRO JÁ!!!
    Cara, eu já queria muito ler, mas agora... Por favor, isso é torturante! rs
    Esse livro parece ser incrível mesmo. Super preciso lê-lo.
    Parabéns pela resenha!
    Lyra <3
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Oi! Sua resenha me conquistou só por saber que o livro lembra Narnia e O Senhor dos Anéis. Uma vez assisti algumas partes do filme, e realmente, lembra um pouco de Narnia. Adoro fantasias, e com certeza amarei esse livro quando ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. A Bússola também me pegou totalmente desprevenido!!
    A aventura é de tirar o fôlego, o universo de humanos e daemons envolventes, e a desenvoltura na escrita de Pulman impecável!!
    Ainda não li o resto. Acabei esquecendo da trilogia após cinco anos!! rsrs
    Mas pretendo reaver a leitura! Ainda tenho os acontecimentos nítidos na mente, e quero saber o que acontece em seguida.
    Beijos
    Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Sempre tive vontade de ler esse livro mas ainda não tive oportunidade. Imagino que deve ser muito bom mesmo! Daqueles livros que prendem o leitor do inicio ao fim. Também preciso assistir ao filme.
    Parabéns pela resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, quanta coisa em um livro só! rsrs
    Eu até tenho curiosidade de saber do que se trata a história, mas sabe aquele livro que te desanima um pouco de ler só de imaginar sobre o que vai tratar a história? Me sinto assim com esse. Tem na biblioteca aqui da cidade, se der vontade pegarei para ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu desejo esse livro, desde de quando assisti ao filme. E poxa, se o filme foi bom, imagine o livro. Assim que tiver uma promoção bacana, vou comprar. ;D
    Ótima resenha!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o livro, mas já assisti o filme. Foi uma grande decepção, não sei se foi porque não conhecia a história, mas enfim... não curti. Espero que você tenha gostado. Ótima resenha!
    Grande Beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Meninas vocês foram tagueadas! HAHAHA
    Devem responder uma série de perguntas.
    Passem no meu blog e vejam as regras: O intuito disso é unir os blogueiros e arrumar mais seguidores. ;D
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiie!
    Já assisti o filme confesso que não gostei muito.. achei vago!
    Mas não sabia que tinha o livro, agora fiquei curiosa.. auahauh

    beijos
    http://bookmusicandmovie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu já vi o filme e tinha muito a vontade ler o livro, porém um dia tive a chance de lê-lo e no começo fiquei tão confusa e desanimada que acabei desistindo de lê-lo. Com sua resenha, porém, fiquei com vontade e acho que vou tentar mais uma vez logo que possível, porque os livros, afinal, são do mesmo autor de As Cronicas de Narnia e realmente creio que ele saiba como escrever bons livros.
    Adorei mesmo a resenha.
    Beijos o/

    ResponderExcluir
  20. Eu não li o livro mas adorei o filme, e fiquei triste porque não fizeram a continuação =/ Legal você ter lido sem ter referências anteriores que estragassem as surpresas ;)

    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *



    ResponderExcluir
  21. Estou querendo ler este livro faz um bom tempo. O filme é ótimo, mas tenho certeza que o livro é bem melhor. rs

    Adorei a resenha.

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
  22. antes de tudo me mataaaaaaaaa a minha curiosidade!!! hhahahahaha
    qual teu nome? hahahhahhahah *---------------* eu já olhei o filme eeeeh mtmttmto booom! o livro nunca li nem sabia que tinha livro -confesso! mais parece seeeeeeeeeeeeeer maravilhooooooooosoo!
    http://blahoestraich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi flor! Assim como a mocinha aí de cima, quero saber seu nome! Hahahaha
    Enfim, essa é a primeira resenha que leio deste livro e posso dizer que você me deixou morrendo de vontade de correr, comprar e ler agora mesmo! Juro! Apesar de não ser muito fã de fantasia, acho que terei uma boa leitura com esse livro. Amo infantojuvenis e gostei de saber que ele não é muito infantil! :}
    Depois que assistir o filme, conta pra gente o que achou também, hein?! :D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. Estou louca pra ler esse livro, demais.
    ótima resenha!

    Beijão :)

    Camila- Ninho de Fogo

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bem, faz um tempão que eu não aqui no blog né, eu posso ter ficado sumido mas agora já voltei.
    Eu ainda não li este livro, mas infelizmente já vi a adaptação dele pro cinema, o que me irrita profundamente pois não gosto de ver o filme antes do livro, pois quando vou ler o livro acabo não me prendendo direito à história porque já sei o que vai acontecer, mas pelo o que eu ouvi falar os dois são bem diferentes então quero muito comprar a trilogia e ler logo de uma vez.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Boa noite,

    Depois da sua resenha fiquei bem curioso em relação esse livro, tenho certeza que irei gostar...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olha, só lendo o livro mesmo para dar mais uma oportunidade a essa história, por que o filme é uma bosta, cansativo e sem atrativo nenhum, nem merece uma comparação com O Senhor dos anéis.

    ResponderExcluir
  28. Hmm, eu tenho e já li A bussola de Ouro, e todos os dois que vem logo após, e por sinal é mt bom mesmo.. adorei. *-*'

    bgbg;*
    MarcaProvisória.blogspot.com.br

    ResponderExcluir