domingo, 23 de dezembro de 2012

[RESENHA] O Enigma do Morango


Autor (a):  Joanne Fluke
Série: Hannah Swensen Mysteries 
Editora:  Lua de Papel / LeYa
Páginas: 232
Resenhada Por:  Paty Scarcella
Sinopse: Em seu primeiro suspense culinário, O Mistério do Chocolate, Hannah Swensen, a famosa confeiteira de Lake Eden e corajosa detetive amadora, provou que, quando se trata de um crime, nada é mais doce do que uma mulher que sabe realmente como investigar os fatos. Agora, a heroína ruiva e de comentários mordazes está de volta, como jurada de um concurso onde a competição é realmente de matar.
Hannah estava animada com o sucesso que Lake Eden poderia fazer depois do primeiro concurso anual de sobremesas, e claro, isso incluía aumentar as vendas de sua confeitaria Jarro de Cookies. Mas o que ela não esperava era encontrar o treinador, e colega de juri do concurso, Boyd Watson, morto enquanto comia um de seus deliciosos bolos. Determinada a não deixar a reputação de suas sobremesas fosse colocada em risco e disposta a ajudar a amiga Danielle, esposa de Watson, Hannah começa uma investigação que parece cada vez mais perigosa enquanto a lista de suspeitos do crime não para de aumentar.

Desde que li “O Mistério do Chocolate” estava curiosa pra ler o segundo e ver se a autora conseguiria continuar fazendo tão bem a doce mistura de investigação e culinária, e em “O Enigma do Morango” ela não só continua fazendo muito  bem como eu acho que fez muito melhor!

Estamos de volta a cidade de Lake Eden que continua calma como sempre (se não fosse o pequeno detalhe de assassinatos sangrentos de vez em quando rs) e as coisas não poderiam está melhores, o primeiro concurso anual de sobremesas está acontecendo lá e Hannah é uma das juradas (isso inclui fazer receitas no noticiário local toda noite antes do concurso –Uma ótima propaganda pra quem tem uma confeitaria) Porem as coisas desandam quando ela encontra o treinador Boyd Watson  morto e claro ainda com uma de suas sobremesas! A lista de suspeitos não poderia ser maior, já que o treinador não era lá uma pessoa encantadora (leia um bruto, muito ignorante que batia na mulher). Agora para ajudar a amiga e esposa da vitima a provar sua inocência e limpar a reputação das suas iguarias Hannah vai ter que fazer sua própria investigação... Outra vez!

Hannah continua sendo uma ótima protagonista, eu adoro  a personalidade decidida, engraçada e bisbilhoteira dela , ela é melhor detetive que os policiais e faz de uma forma tão simples que parece que qualquer um conseguiria (pensando seriamente em tentar resolver os crimes da minha cidade também...Ok melhor não! kkkkkkkkk)!
Andreia (a irmã de Hannah) tem muito mais participação nesse livro e podemos gostar ainda mais dela, eu adoro o estilo fútil e engraçado que ela tem coisas do tipo “esse casaco saiu na Vouge! Não importa muito se não protege tanto do frio...”
Delores (a Mãe da nossa protagonista) ainda me mata de rir com suas tentativas de achar um marido pra filha a todo custo!(veja bem, antes era namorado, as coisas estão evoluindo rs) sempre muito sutilmente tipo “pare de achar corpos, assim os homens não vão se interessar por você!” ou “Querida seu relógio biológico não para...” mas sem pressão kkkkkk

Norman e Mike o dentista e o investigador de policia são os pretendentes e eu gosto dos dois, mas minha torcida é pro Norman *-* (apesar de romance não ser bem o foco no livro, mas ele existe) Meu personagem favorito ainda é o Moishe o gato! Ele é quase humano e também a coisa mais linda (ainda quero roubar ele pra mim rs)

O livro é narrado em terceira pessoa, mas só temos o ponto de vista da protagonista.
Eu adorei o livro, achei muito mais engraçado que o primeiro e o mistério bem mais misterioso, uma coisa legal é que se você não leu “O Mistério do Chocolate” pode muito bem ler “O Enigma do Morango” sem se sentir perdido na história! A parte ruim continua sendo as receitas e a capa, elas me dão muita fome (e eu não sei se era minha imaginação, mas o livro tem cheiro de caixa de chocolates pra mim rs), se você como eu tem o habito de ler na madrugada comece a programar os assaltos na geladeira kkkkkkkk
Eu mais que indico o livro, a mistura de culinária, investigação e humor fica ainda melhor na segunda fatia!

PS: A equipe do Fallen In Me deseja um Feliz Natal para todos os nosso leitores! Boas Festas, comam muito e voltem (;

21 comentários:

  1. Quando li sua resenha de "O Mistério do Chocolate" a curiosidade foi a mil. E agora vem mais essa resenha.
    Que bom que a autora não só continuou escrevendo muito bem como melhorou. A resenha ficou ótima! ;D

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  2. suas resenhas sempre me fazem ter vontade de ler livros que jamais teria vontade de ler (sou muito influenciada pela capa,) pensei que esse livro fosse de receitas.
    Gostei pq a personagem tem um gato,o fato de ter uma mãe desesperada para fazer com que a filha se case e as investigações e que bom que tem romance pq não pode faltar.
    O livro que resenhei sim os personagens ficam juntos, pq o relacionamento dela não é lá essas coisas entende, pq ela nem sente aquela paixão avassaladora por ele, mas muita coisa acontece e mostra um pouco mais de como é esses festivais que existem pelo mundo a fora.
    Boas festas para você também e com certeza vou voltar para ler as resenhas do blog ( e aumentar minha lista de leitura)

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum dos dois livros citados, mas sua resenha me deixou com muita curiosidade (e água na boca, hahaha). Legal saber que por trás dessa capa deliciosa existe uma trama surpreendente! Gosto quando personagens nos prendem assim e o fato da autora mesclar suspense com comida... Ahhh, acho que foi feito para minhas madrugadas de férias, hein? UAHSUAHSAS
    Amei a resenha!

    Beijinhos e um ótimo natal! :D

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esses títulos, mas fiquei encantada com a resenha. Já é o terceiro livro que vejo ter relação entre culinária e outros assuntos, acho bem interessante essa mistura, mas ainda não pude conferi-la de perto. Espero, no próximo ano, ler algum dos livros que conheci com essa temática.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler O Mistério do Chocolate!! ^^ E agora quero ler O Enigma do Morango também!! ^^ Aforei a resenha e fiquei ainda mais interessada na estória!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hahahahaha!!! É bem diferente mesmo esse livro, tenho curiosidade em ler :)
    Quem sabe em 2013 né?!
    Parabéns pela ótima resenha e o ruim é que eu vou sofrer com as receitas
    beijos e uma Feliz Natal!!
    Brubs

    ResponderExcluir
  7. Ah que pena que só tem o ponto de vista da protagonista >< Bom, mas eu me encantei com o nome do livro rs

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  8. Depois de suas recomendações eu já comprei os dois livros, não vejo a hora de começar a leitura. Divas já imagino os assaltos á geladeira, a capa é bem apetitosa.

    Desejo à vocês um ótimo Natal lindas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Feliz Natal meninas!
    Ah, e sobre o livro, acho que nem tenho tanta vontade de ler, mas só essa capa deliciosa já faz milagres! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiee, tudo bem? Como eu já havia te dito antes, nunca li esse livro, mas pela resenha que escreveste ficou perfeita, me parece muito bacana, diferente de tudo que eu já li, estou doida pra ler. Um feliz natal!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu sou louco para ler essa série. Adoro as capas, as sinopses e lendo uma resenha que elogia bastante, só me deixa mais curioso.
    Ah, acredito que também sentirei fome quando lê-lo. rs
    Parabéns pela resenha!
    E sim, continuarei visitando aqui. :D
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Poxa,parece ser bem bacana.. :) Já me ganhou pela capa!
    Adorei sua resenha,parabéns!
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olha eu nunca tinha ouvido falar até ler sua resenha rs
    Mais eu leria, pois me parece ser um livro bem agradável de ler.
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sempre vejo ótimos comentários sobre este livro, mas infelizmente ainda não tive o prazer de ler =(

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu tinha visto o livro O Mistério do Chocolate, mas O Enigma do Morango, é a primeira vez que vejo. Eu amo morango, e tenho certeza que se eu lesse esse livro iria amar também.

    Como o Natal já passou, te desejo um Feliz Ano Novo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha, parece ser muito bom o livro vou coloca-lo na minha lista de aniversário, com certeza vou gostar desse livor.
    feliz antal e ano novo a todas
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Seus comentários são tão divertidos! oiaioaioaoiioa'
    Fiquei super curioso pelo livro >.< Além da mistura, gosto muito de suspense que mistura assassinato xD
    Até mais, mana! ;*

    ResponderExcluir
  18. Imagina quantos mil quilos a gente engorda lendo esses livros? Ai gente! Não sei se fujo ou tento encontrar esse livro urgentemente. :P
    Eu adorei esse enredo inovador. Envolver um suspense com culinária foi demais!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  19. Eu super odiei "O Mistério do chocolate" e nem penso em passar perto do segundo livro rsrsrs. Desculpe o desabafo, mas nunca desgostei tanto de um livro como esse, gente. Achei monótono demais e uma história muito fraca.
    Mas, claro que sua resenha está impecável como sempre.
    Já curti o Natal, comi muito e volte :)

    ResponderExcluir
  20. Paty, desculpe pela demora, mas estava mto ocupado com o trabalho. Adorei o seu texto, vc como sempre expressando sua paixão pela literatura de forma empolgante. Parabéns pela resenha!!! Feliz ano novo e que em 2013 vcs continuem nessa jornada literária nos presenteando com suas resenhas. Um grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir