sexta-feira, 12 de outubro de 2012

[RESENHA] Veronika Decide Morrer


Autor (a): Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 208
Resenhada Por: PatyScarcella
Sinopse: “A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ?ser diferente?. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de? ser diferentes?. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a ideia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi Veronika decide morrer na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava ? mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.

Para mim Paulo Coelho sempre foi um autor do tipo “Me ame ou me odeie” e eu estava no muro ainda, afinal só havia lido um livro dele (Brida – Quando tinha uns 15 anos e amei) Então esse mês decidir pedir  um título do autor a editora Sextante (Que é parceira do blog) para decidir em qual time eu estava hoje em dia.  E o resultado foi o seguinte: Amor aqui vou eu! Ódio sorry, respeito a opinião de cada um e peço que se você não curte o autor leia essa resenha de cabeça aberta vai você descobre que vale a pena dar uma oportunidade não é?

Veronika é uma jovem de 24 anos, bonita, com um trabalho gratificante, que não tem problemas em arrumar namorados e leva uma vida tranquila, você está pensando que ela é feliz certo? (não neh? O nome do livro é beeem claro rs) Mas em um belo dia ela decide cometer suicídio, por dois simples motivos: 1 – A vida é muito parada e chata e com o fim da juventude a tendência é sempre piorar! 2 – O mundo está todo errado e como não se pode mudar muita coisa ela se sente meio inútil. Quatro caixas de comprimidos para dormir depois e ela acorda em Villete (um hospício) e o medico informa que conseguiu o que ela queria por causa do que ela fez seu coração ira parar de bater em uma semana e é aqui que a coisa começa!

Ela descobre que o hospício não é tão ruim assim, que alguns loucos são bem mais sábios do que parecem,  que outros nem estão mais doentes e se recusam a sair, que o conceito de “normal” é bem relativo, que dá para se apaixonar em uma semana e que viver pode ser uma loucura, mas mesmo assim ser muito bom! E talvez se a vida é parada e sem sentido a culpa toda é nossa.

Veronika é uma personagem muito boa, ela pode parecer um pouco suicida e sem noção no começo, mas cresce muito em pouco tempo e passa a ser muito mais viva e corajosa! (Afinal se só tem pouco tempo de vida por que se preocupar com a opinião dos outros certo?) Eduard é um rapaz esquizofrênico que parece está sempre no seu próprio mundo, mas que ama escutar uma certa nova paciente tocar piano *-* Eu adoro ele e queria que tivesse tido mais deles dois juntos!  Zedka é a primeira amiga que ela faz, é uma mulher que foi internada por depressão e acabou descobrindo que ser louca não é tão ruim assim se você souber dosar a loucura em sua vida. Eu gostei muito dela! Mari é uma interna que apesar de já está curada há três anos não vai embora por está bem mais feliz dentro de Villete, e temos também o Dr. Igor, Psiquiatra responsável pelo lugar e sua mente cheia de coisas loucas (pra mim é o mais louco de todos rs).

O livro é narrado em terceira pessoa, assim podemos ver o ponto de vista de vários personagens e entender bem as suas histórias. Eu gostei muito do tema “loucura”, lendo eu ia me dando conta que o “normal” não é nada divertido e que ser louco é que é bom kkkkkkkk (nunca falei que era uma pessoa normal) Sempre quis ler algo sobre hospícios (vai entender neh? rs) O livro foi uma surpresa muito divertida e me ensinou muita coisa sobre dar valor a sua vida e não deixar que ela passe em branco por medos idiotas, nem senti as paginas passarem e assim que acabou eu queria um louco que nem o Eduard na minha vida...(onde fica o hospício mais próximo aqui em Fortaleza mesmo? rs) Eu indico o livro pra todos os “normais” que querem ficar loucos e felizes assim como eu! rs

26 comentários:

  1. Eu estava esses dias na livraria e dei de cara com um livro chamado Louco aos poucos, minha condição atual, então eu tenho certeza que vou gostar desse livro, e vou poder matar minha curiosidade de ler alguma coisa do Paulo Coelho. Eu detesto essa coisa de ter que ser normal, de ter que agir igual a todo mundo, eu gosto mesmo é de ser diferente, e viver de acordo com aquilo que eu acho melhor, até por que ser normal, agir de acordo, nunca fez parte do meu script.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. É, tem gente que realmente odeia Paulo Coelho e fala muito mal, isso acabou me deixando com um pé atrás em relação aos livros dele. Mas esse parece ser bem interessante, vou dar uma chance pra ele um dia desses!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada de Paulo Coelho, mas não pq eu não goste é por preguiça mesmo, minha tia tem quase todos os livros dele e eu sem me pego dando uma olhadinha ^^
    Qualquer dica pego para ler ^^
    Otima dica.
    Beijos
    brubs
    livros de cabeceira

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre fico com um pé atrás em relação aos livros do Paulo Coelho.Não me interesso muito pela literatura dele.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu via ler esse livro, tem na biblioteca do meu colégio ai eu ia pegar e o menino da minha sala falou que o livro era ruim e tals,eu li Brida e amei, mais mesmo assim decidi ler o verão das rosas, na próxima semana vou ler tudo de boom que pode acontecer com um croissant(acho que o titulo é assim)e depois lerei esse, amei a resenha e me fez acabar de vez com a duvida
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu não tinha lá muito vontade de conhecer as obras do Paulo Coelho, até porque se eu gostasse teria que desenbolsar dinheiro porque já são muitas né uaheuhae Mas fiquei muito curiosa após ler essa sua resenha de Verônica decide morrer, esse título eu sempre achei bonito mas não sabia do que se tratava o livro. Amo qualquer coisa relacionada à psiquiatria, imagina então livros!
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro, nem o conhecia. Mas já vou dizendo que adorei a capa, muito linda, a adorei sua resenha, contou passo a passo o que aconteceu ^.^
    Bjssss
    http://meuslivrosparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi! Já ouvi/li muita gente dizendo que não gosta dos livros do Paulo Coelho, mas ainda assim, nunca escondi minha vontade de ler alguma coisa dele para ter uma opinião própria.
    E eu gostei da temática desse livro! Seria interessante ler sobre loucura, hospício. :)
    Gostei muito da resenha. Me deixou curiosíssima a respeito do livro, sendo que eu acabei de conhecê-lo!

    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Paty!

    Eu nunca, é eu disse nunca, li nada dele..Mas quero só não sabia pelo qual começar, gostei da sua resenha e será esse o livro que irá me inciar nas leituras do Paulo. Os motivos por ela quer morrer são meio frívolos, ainda mais o primeiro, querer morrer pq a vida é parada, "Adeus Paty" Credo, brincadeira! rsrs Pelo que vc disse o lugar louco, vai por uma certa dose de normalidade nela. Os personagens parecem bons, Eduard né, anotei rsrs..Gostei da capa e ele é bem fininho né..vontade de ler agora rs..em breve eu lerei rs..Obrigada por aumentar minha listinha pequena, quase invisíveis rsrsrs..

    Bom Domingo!
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha. Mas só uma dúvida: além da loucura, o livro também trata de magia? Estou lendo 'Brida' e estou adorando o mundo mágico no qual a personagem vive à procura.
    Quanto livros de Paulo Coelho você já leu?
    Abração!
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  11. Bom, só não leio esse livro porque não gosto do Paulo Coelho. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. òtima dica amigas, eu AMO Paulo Coelho, e tenho TODOS os livros, hehe já li todos tb, só um que abandonei, que é O vencedor está só...
    As capas novas estão um arrasoo e teve filme de Veronica decide morrer tb..
    Eu sou mais apaixonada por Brida.. (na época q li, chegaram a tentar um seriado, e adorei, pena que cancelaram.. :(

    Amigas, o layout novo do blog está pronto,, (finalmente)
    Pássa lá pra ver, e aproveita e vota no próximo livro do mÊs!!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu li um único livro do Paulo, em dois momentos diferentes: Onze minutos. Da primeira vez eu amei, já na segunda, achei apenas normal. Tentei ler mais 3, mas não consegui passar da 10ª página, muita enrolação para nada. Não gostei.
    Esse não é um dos que tentei ler, quem sabe dê certo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie
    esse foi o primeiro e único livro do Paulo que eu li,e adorei.
    Confesso que não curto muito quando o autor utiliza certas histórias para despejar sabedorias em forma de frases,mas Paulo é mestre e eu adorei cada palavrinha escrita do livro.Me surpreendi com o final,e pretendo ler outra obra dele.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Tenho uma enorme vontade de conhecer essa história. Acredito que seja muito bom, até porque é do Paulo Coelho! *-*
    E eu também não sou normal e eu acredito que ser louco é beeem mais divertido mesmo. rs
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Oi flor, pois é, também sempre me deparei com gente amando e odiando o Paulo Coelho, é difícil ver alguém meio termo... Alguém em dúvida sim, mas alguém que só gosta dele acho que não existe, ou você ama ou odeia mesmo e é exatamente por isso que ainda não li nada dele, pooois é, eu sei que deveria formar minha própria opinião, mas não estou pronta pra ser desapontada, tenho medo de acabar odiando a leitura =/
    Enfim, quanto a trama achei beeem bacana, acredito que esse tipo de livro faz a gente refletir bastante, mas sem se tornar AQUELE livro de auto-ajuda que dita como você deve seguir sua vida.
    Só não entendi porque cargas d'água o coração da menina só vai parar de bater uma semana depois, mas ok, um dia lerei e buscarei uma explicação lógica pra isso, rsrs.
    E vou te contar um segredo, também sempre quis ler algo com hospícios. Acontece que em uma época que eu estava inspirada, comecei a escrever algo sobre uma psiquiatra e páginas vão, páginas vem, eu descobri que
    1- esse tema é super interessante porque você pode explorar diversas realidades sem entrar, necessariamente, no tema da fantasia.
    2- eu sei tão poucas coisas sobre o assunto que preciso desesperadamente de livros bons, com histórinhas legais pra preencher essa vazio de conhecimento em mim.
    3- ... não tem 3.
    Enfim, ótima resenha, fiquei bem curiosa, mas ainda tenho medo de ler algo dele. rsrs.
    Obs: quanto ao doutor Igor... acredito que os médicos sempre tem uma dose a mais de loucura que os pacientes, porque pra dar conselhos à um louco, só um louco profissional não é?
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu nunca estive muito propenso para o lado do amor a ele, mas esse livro especialmente eu tenho vontade de ler. Confesso que por causa da adaptação cinematográfica, que é com Sarah Michelle Gellar >.< Ainda não vi o filme nem li o livro, mas você me deixou com muita vontade de conhecer esse mundo novo aí povoado por loucos. HAHA' Você indo parar em um, posso até te visitar, sendo aqui em Fortaleza... oiaioaoioaiia'
    Té mais ;*

    ResponderExcluir
  18. Se uns amam e outros odeiam, eu confesso que estou no segundo time. Sempre nutri uma antipatia profunda pela literatura dele. Mas gosto é gosto, cada um tem o seu e eu respeito.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. eu já li o livro onze minutos do paulo coelho e gostei bastante, mas pelo que li da sua resenha os motivos de Veronika são bobos mas acho que o livro deve melhora quando mostra como é o hospicio e etc.
    Gostei da resenha apesar desse pássaro do twitter atrapalhar um pouco na hora de ler.

    ResponderExcluir
  20. Oi! Não conhecia o livro, aliás, nunca li nada do autor, mas o que não falta é vontade. Achei a história muito interessante e acho que gostarei se um dia ler. Parece o tipo de livro que me agrada e no final me faz refletir dias! Vou tentar ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Já faz algum tempo que eu estou fuçando os livros dos Paulo Coelho e escolhendo qual eu devo ler primeiro, afinal ele é um dos autores brasileiros mais conhecidos e que mais vendem no exterior, eu preciso ler as obras dele e conferir o que existe de tão maravilhoso nelas. Veronika Decide Morrer me atraiu bastante, a trama parece conter bastante drama (algo que eu gosto muito) e personagens bem construídos.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Adorei essa capa. Minha mãe tem o livro de uma edição mais antiga. É uma capa muito mais sombria. Esse no entanto inspira vontade de ler!

    Engraçado. O único livro dele que li completo também foi Brida. E gostei bastante! ^^ Comecei a ler O Demônio e a Srta. Prym, mas minha tia (dona do livro) me pediu de volta sem eu acabar de ler.

    Eu nunca me considerei normal. Desde criança sempre fui a estranha (cuidado Carrie.. hihi) por gostar muito de ler e ter a imaginação fértil demais. Mas, e daí! Me acostumei a ser assim e gosto muito!! :D

    Adorei a resenha!! Vou dar um jeito de achar o livro da minha mami aki e lerei com certeza!!

    Beijussss;

    ResponderExcluir
  23. Oi, querida.

    Li Veronika Decide Morrer em 1999 e amei! O Eduard é incrível, né? E o final então... Gostei demais desse livro e, se quiser procurar, tem um filme. =) Gostei demais do filme também, muito bom mesmo!

    PS. Tem sorteio de livro nacional lá no blog (Memória Marte).

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie


    ResponderExcluir
  24. tenho esse livro a decadas, mas nunca consegui ler, acho a literatura do Paulo Coelho meio monotona, o filme eu achei maravilhoso, mas quem sabe no futuro eu venha a ler ♥

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Boa noite,

    Esse é um autor que não faz o meu estilo e não me desperta curiosidade....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir