quarta-feira, 25 de julho de 2012

[RESENHA] Jogos Vorazes


Autor(a):  Suzanne Collins
Série: Jogos Vorazes
Editora: Rocco
Páginas:  397
Resenha Por:  Paty Scarcella

Sinopse: "Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"

Conheci o livro quando o filme estava para ser lançado e a loucura estava no seu auge (para vocês terem uma ideia de como sou atualizada rs) Li varias resenhas positivas e fiquei enlouquecida para comprar o livro, acabei ganhando de presente, mas antes de ler vi o filme (é não me segurei) e como me arrependi, pois lendo eu me emocionei muito mesmo já sabendo o fim e imagino que ler antes de ver deveria ter sido duas vezes melhor! Já sabem neh? Leiam o livro antes de ver o filme e sejam mais felizes do que eu! rs

A America do norte não existe mais e agora é um país só, chamado Panem” que se divide em 12 distritos (afinal o 13° foi destruído completamente) e uma capital que é quem mantém todas as riquezas e luxos enquanto os outros distritos vivem em estado de grande desigualdade. O livro se passa em um futuro pós-apocalíptico (sem a parte do apocalipse bíblico algo mais como “revolta com consequências de extrema pobreza para os derrotados”) Para mostrar seu poder e manter os outros distritos em seu lugar a capital promove todos os anos um “lindo” evento esportivo que são os “Jogos Vorazes” cada distrito tem que enviar dois tributos (geralmente escolhidos por um sorteio): um garoto e uma garota entre 12 e 18 anos que vão ser jogados em uma arena de escolha dos idealizadores (em alguns anos floresta, em outros terreno gelado e por ai vai...) para que se matem até que apenas um sobreviva e vença! Simpático não esse evento? Que povo desumano esse da capital! Que dó dos tributos, sempre me colocava no lugar deles e me imagina dando um escândalo tipo “NÃAAAOOOO, EU NÃO!, NÃO VOU! MÃE!”  Algo discreto assim kkkkkk

Katniss é nossa protagonista ela é uma garota de 16 anos que vive na parte mais pobre do distrito 12, ela é a chefe da família desde a morte do seu pai, cuida da mãe que vive em um mundo a parte e da irmãzinha Prim que ela ama muito.                                                    
Ela caça e vende o que pode clandestinamente para manter comida na mesa de casa e garantir uma sobrevencia quase digna para sua família. Ela é uma das poucas principais que eu gosto, é forte, esperta, tem aquele humor sarcástico que eu adoro e também é muito corajosa.  Ao sair o nome da sua irmã no sorteio dos tributos ela se oferece no lugar dela para os jogos junto com Peeta o filho do padeiro (com o qual ela se sente em divida por uma ajuda que recebeu dele anos atrás).

E é ai que a coisa realmente começa com a ida deles para a capital para serem embelezados, apresentados, entrevistados, treinados e enfim lançados aos jogos! Ela se vê evolvida em um falso “romance trágico” com Peeta para garantir a simpatia do publico e consequentemente seus patrocinadores (quem tem patrocínio recebe pequenas ajudas durante os jogos, como por exemplo: água, remédios, comida e etc...). Peeta é impossível de não gostar! Ele é esperto, fofo, tem uma certa fraqueza encantadora e também é inegavelmente apaixonada por ela (acho que só ela que não sabe rs) Temos ótimos personagens como: Haymitch que é o mentor alcoólatra do distrito 12, Effie que sempre tenta ajudar mesmo com seus comentário hum digamos ingenuamente maldosos, Cinas o estilista do distrito 12 que é um dos meu favoritos, sem falar nos outros tributos : Cato, cara de raposa entre tantos outros (destaque gritante para Rue uma garotinha de 12 anos  do distrito 1*-*)

Não quero falar muito mais, para não estragar as surpresas e as emoções desse livro que sem sombra de duvidas descansa lindamente em minha lista de favoritos! A escrita da autora é ótima ela descreve tão bem as coisas! (o sentimento de fome principalmente, eu sentia fome junto dos tributos rs )  Aventura, ação, romance um tanto fofo (creio eu em um triangulo amoroso) partes muito engraçadas, partes muito tristes (chorei em algumas confesso) tudo junto em um livro que eu vou ter que classificar como perfeito do início ao fim. Estou louca para ler “Em Chamas” o segundo volume da trilogia (Se alguém quiser me dar de presente eu aceito ok? Caridade é sempre bem vinda por aqui rs)

32 comentários:

  1. Sabe que eu acho que prefiro ver o filme antes de ler o livro? haha, sou esquisita mesmo!
    Mais esse livro deve ser ótimo mesmo! Fiquei muito curiosa para ler depois que você disse que tem partes fofas, tristes, alegres, engraçadas, rssrs.


    filmescomamorzinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Se falou que ta vendo muitos animes, quais vc esta assistindo??? Me passa pelo twitter se tiver. O meu é @IWannaRuffles
    Sobre o livro JV eu quero leeeer, necessitooooo...Vou ver se na Bienal aqui de SP eu compro
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty!
    Devo ser uma E.T. porque nunca tive vontade de ler esse livro rsrsrs...
    Mas a resenha está ótima e até desperta uma curiosidade :)
    Beijos... Elis Culceag. www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  4. Adooooro Jogos vorazes, foi uma febre né? haha
    PS: To com um blog de encomendas, nada profissional, mas to amando fazer layouts personalizados pras meninas porque assim posso praticar um pouco mais, rs. Te convido a passar lá depois, e se caso tiver interesada tô aí, rsrs *o*

    Beijos,
    Sabrina Machado! ♥
    Blog oficial: www.blogmundodamoda.com
    Blog de encomendas: mundodamoda-portfolio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. nossa amei a resenha, eu comecei a ler o livro mas como estava lendo pelo computador bateu aquele desanimo, mas depois da sua resenha vou terminar de ler e ver o filme.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é maravilhoso! Em Chamas é, na minha opinião, melhor ainda :)

    ResponderExcluir
  7. Eu devo ser a única pessoa do universo que nunca leu ou viu o filme de Jogos Vorazes! Só escuto comentários positivos a respeito da série, mas ainda não tive oportunidade de ler. Essa série está, com certeza, entre as minhas prioridades de leitura.
    Beijos
    Raíssa Lins

    ResponderExcluir
  8. Dou um Quote neste ultimo comentário
    "Eu devo ser a única pessoa do universo que nunca leu ou viu o filme de Jogos Vorazes! Só escuto comentários positivos a respeito da série, mas ainda não tive oportunidade de ler. Essa série está, com certeza, entre as minhas prioridades de leitura.
    Beijos
    Raíssa Lins"


    Eu também estou desse jeito. ahsuahau
    Sua resenha ficou ótima.

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O livro é totalmente envolvente, impossível não se apaixonar. Li ele faz algum tempo, mas ainda não encontrei as palavras certas para escrever a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amigas vcs são demais, se eu nao tivesse comprado tanto livro eu dava de presente.... hehe mais vai que vc ganha de outra pessoa hehehe
    Esse livro é 10, é maravilhoso!!!

    beijoss
    apareçam
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá meninas!
    Eu tenho que fazer das palavras do Lucas as minhas.Não consegui ler o livro ainda e por isso não vi o filme.
    Ótima resenha como sempre.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Hey.Depois de um milhão de anos que venho visitar do recado lá do Skoob(eu leio, só demoro pra ver) e olhar o blog. Ele é bem lindo, está de parabéns. Já estou seguindo o blog *-* Eu já havia lido Jogos Vorazes fazia um bom tempo, e acho que nem tinha nada pra filme, mas lembro bem do movimento antes do filme, era uma loucura. O livro é totalmente ótimo, perfeito (apesar do 2° ser meu preferido) e enfim...
    O meu blog é: refugiodoslivros.blogspot.com (se quiser dar uma olhadinha, e se gostar, seguir *-*)

    ResponderExcluir
  13. Oi Divas!

    Excelente resenha, este livro agrada à todos e finalmente comprei o meu, rs


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  14. Em Chamas é o meu livro preferido da série, é tensão do início ao fim.
    Eu tinha Jogos Vorazes desde o final do ano passado, mais demorei um tempo para ler. E nem deu para ver o filme.
    O livro é muito bom, mais achei cansativo em algumas partes, principalmente quando a Katniss estava sozinha. Eu adoro o Peeta, mas não por que forma um triangulo amoroso, que eu acho desnecessário, mas por que ele para mim representa a salvação, deixa eu explicar, mesmo com tudo ruim, em um mundo frio e escuro, ele ainda é bom. E mesmo depois de tudo pelo qual ele passa, ele continua assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, ainda não li este livro!
    Resolvi passar por aqui e lhe dizer que tem postagem nova lá no blog...
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Sempre que puder apareça para conferir novas postagens...
    Obrigado pela atenção.
    Até +

    ResponderExcluir
  16. OMG!
    Nossa comprei o box da série, porque quando li o primeiro capítulo do livro me apaixonei pela escrita da autora.
    Agora lendo sua resenha, me deixou com a maior vontade do mundo de lê-lo heheehe

    ÓTIMA resenha meninas!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Sempre com um post de muita qualidade para os leitores do teia,Obrigado.
    Post divulgado.
    Até mais

    ResponderExcluir
  18. Quando abri o blog e dei de cara com a capa do livro Jogos Vorazes já pensei, nossa! A resenha! Li a trilogia toda e amei!! Eu comecei a gostar vendo o filme, (pensei assim: se o filme for bom eu leio). Viciei!! Aluguei os três livros e agora estou louca pra comprar e ler de novo!! E alugar o filme pra assistir de novo também!!

    Sua resenha descreveu perfeitamente como é o livro! Adorei!

    Obrigada pelo comentário no blog!!
    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. HEHE' Resenha divertida xD
    Quero muito ler, gostei demais do filme >.<
    Seu blog é ótimo. Visita-me?
    ;*

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Confesso primeiramente que não gostei nem do filme, muito menos do livro. Achei a protagonista diversas vezes irritante e quase abandonei a leitura.
    Mas Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. Só eu que nunca li o livro nem vi o filme? ~chora~ Fiquei com mais vontade ainda. Amei a resenha!


    Beijos
    @deliriosdgarota
    http://www.deliriosdegarota.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá! Também só fiquei sabendo dessa série quando tava perto de estrear o filme. Bem, só tenho que agradecer o alvoroço todo dos fãs, se não fosse eles não teria lido tão cedo. (Só eu achei essa capa meio feinha?)
    De todos o meu preferido foi Jogos Vorazes. A autora me conquistou com a narrativa, que é muito boa e faz o livro fluir assustadoramente.
    Senti um misto de emoções tão grande quando li ele. Chorei e me apeguei muito aos personagens! Se tornou um dos meus preferidos!

    Beijos,
    Raysa - Ma Petit

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li essa série, mas já ouvi muito elogios a ela. Pretendo lê-la em breve, e só assistirei ao filme depois de ter lido o livro.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde,

    Estou com a série aqui para ler e não vejo a hora de começar, mas por causa das parcerias irei esperar um pouco....kkk...abçs.

    Tem resenha nova no blog.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu amei Jogos Vorazes. Li tem poucas semanas e curti demais. *-*
    A narrativa da autora realmente é fantástica. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  26. Não assisti ao filme nem li o livro, mas estou babando por isso. Você não faz ideia... Também, todo mundo só fala maravilhas dessa série, né? =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  27. Eu já vi o filme baseado nesse livro e simplesmente amei a história, eu estou louco para ler a trilogia mas ela está muito cara, 40 reais cada livro! Tinha que ser livro da Rocco mesmo. Acho que se até o fim do ano o preço não abaixar eu vou ter que comprar com esse preço mesmo.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Amei jogos vorazes é um dos meus livros preferidos, estou bem ansiosa por ler a continuação.

    Beijos :)
    ummundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Deus, que blog lindo. Adorei os tons, até o banner eu gostei xP De verdade.
    Por isso que tô seguindo.

    Eu li a trilogia inteira e na cara dura, em 4 dias. Ela me conquistou de uma forma que nem sei explicar e olha que eu nem esperava grande coisa. xP

    http://porfavorsenhorita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Todos falam tão bem dessa série que eu sempre tive vontade de ler. Infelizmente não tenho tido tempo para mais nenhum livro, mas minha próxima compra espero que contenha a trilogia. Adoro quando a narrativa do autor nos envolve!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Gosto bastante desse livro,mas prefiro o segundo.#TeamGale.
    Boa Semana.

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gosta da série ela é ótima mesmo! =]
      Ainda não li a continuação mais jã estou louca para ler!
      BJS

      Excluir