terça-feira, 12 de junho de 2012

[RESENHA] A Menina Que Não Sabia Ler


Série: A Menina Que Não Sabia Ler
Autor (a): John Harding
Editora: Leya
Páginas: 282
Resenha Por: Regiane E.A.B.
Sinopse: "1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?"

Hoje eu vou começar a resenha contando como foi o meu dilema para conseguir esse livro.
Bem, em um dia quando eu estava indo para o curso passei em frente a um sebo e lá estava ele olhando para mim dizendo: “Me compre!” não resisti entrei na loja mesmo estando atrasada e perguntei quanto custava só que em seguida ocorreu o problema...  “Cadê o dinheiro?” (que ódio!) então para não perder o livro fiz um negócio com o dono, pedi que ele guardasse que daqui a dois dias eu voltaria para compra-lo. Detalhe: quando eu voltei no sebo e pedi o livro ele tinha sido vendido!(sério quase que eu choro =’[). Mas como o meu destino era ter esse livro duas semanas depois lá estava ele de novo, e por sorte dessa vez eu estava com o dinheiro então eu entrei e comprei. FIM final feliz =]]]]]
Bem vamos ao que interessa... A primeira vez que vi esse livro me encantei pelo título, e logo pensei que seria muito semelhante ‘A menina Que Roubava Livros’, não vou negar que na primeira parte do livro lembra um pouco, porém a estória toma rumos diferentes na segunda parte que pode ser classificado como um romance gótico.
Como eu disse, o livro é dividido em duas partes e na primeira conhecemos Florence que é quem narra toda a estória, um amenina de doze anos que vive com seu irmão Giles de oito anos (ele é muito fofo! E fala cada coisa *_*), uma governanta Sra. Grouse e três empregados Meg, John e Mary na mansão Blithe House conhecidas por todos por ser mal assombrada. Florence é uma menina que foi proibida de aprender por seu tio (Quem ela só conhece por fotos) que tornou- se seu tutor após a morte de seus pais, mais após a descoberta de uma biblioteca onde mora, Florence decide aprender por conta própria a ler e a escrever pescando aqui e acolá o som de algumas letras com John.
Em uma de suas escapadas para a biblioteca Florence é surpreendida com a visita de Theo Van Hoosier (um dos meus personagens favoritos), o pobre Theo é um garoto que tem asma e seu sonho é ganhar um simples beijo da menina, mas ela pouco liga para ele, pois o considera um impe cílio para seus momentos de leitura, por isso Florence se vê obrigada a mudar seus esconderijos para não ser pegue. Pela manhã na biblioteca e a tarde (período em que Theo aparecia) em uma torre que tinha vista para o portão principal.

“Assim, a única maneira de julgar o tempo era pelo virar de páginas, pelo meu ritmo de leitura. Por isso, antes de tirar o livro da biblioteca, eu calculava o tempo de leitura de algumas páginas pelo relógio cuco, para determinar exatamente até onde iria durante quatro minutos. Se fossem três páginas e meia, então quando estivesse lendo na torre, eu teria que olhar pela janela nesse intervalo. (...) Às vezes, subitamente esqueci que sete ou oito páginas, ou até dez ou catorze, tinham passado sem que eu olhasse. Quando isso ocorria, eu não tinha como saber se Van Hoosier tinha passado...” pág. 47 e 48

Na segunda parte somos apresentados o lado mais sombrio da estória que envolve a chegada da nova preceptora de Giles, Sra. Taylor que é a substituta da antiga preceptora Sra.Whitaker que nunca teve sua morte esclarecida. Após sua chegada Florence começa a questionar certas atitudes, da Sra. Taylor em uma delas ela presencia a preceptora sobre seu irmão que estava dormindo e a ouve dizer: “Ah, meu querido, eu poderia comê-lo!”.
Após essa cena um tanto quanto louca uma série de fatores estranhos começam a acontecer na mansão, e Florence tenta a todo custo provar a todos que a Sra. Taylor não é quem diz ser e tem planos de fazer mal a seu irmão Giles.
 ‘A Menina Que Não Sabia Ler’ é uma estória envolvente cujo espaço e personagens são muito bem criados, e com um final surpreendente que acaba levando você muitas vezes a se questionar onde os fatos contados por Florence são reais ou mero poder da sua imaginação.


31 comentários:

  1. Oie
    Mas tinha que ler esse livro hein...rs o moço tmb podia ter guardado néan, mas que bom que conseguiu comprar rs
    Essa é a segunda resenha que me anima a ler o livro, amo histórias sombrias e personagens bem desenvolvidos e o final surpreendente me deixa ainda mais curiosa...preciso ler
    bjos

    ResponderExcluir
  2. amei a resenha, eu tinha visto esse livro na Avon mais minha mãe não comprou
    :(
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Menina foi uma aventura conseguir comprar o livro hein. Ainda bem que vc gostou. Eu acho que a história dele é interessante, e a capa é muito linda, se eu encontrar ele por aí vou lembrar da sua resenha com certeza e comprar.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Tudo bom?
    Eu morro de curiosidade de ler este livro.... mas nunca tive a oportunidade.... =/

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog, parabéns!

    Ta rolando um sorteio no meu blog, se você quiser participar, fique a vontade e boa sorte *-*

    http://cindereladementira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já vi alguns comentários positivos e outros negativos sobre o livro, então tenho curiosidade de ler. Mas é uma pena que eu esteja atolada de leituras pendentes e não posso me dar ao luxo de comprar livros novos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler logo esse livro, adoro romances com uma pegada gótica.
    E tem vezes que a gente passa por poucas e boas por cause de um livro, né? Sacanagem terem vendido seu livro.
    Ótima resenha, todos falam muito bem desse livro. Pretendo ler logo ^^

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Girls!
    Estava destinada a lê-lo,isso é certo e que bom que ele não te decepcionou.Não li ainda o livro,mas até agora só me deparei com ótimas resenhas como a sua.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ahh... quero muito ler esse livro. Perdi uma chance de comprá-lo baratinho no supermercado e ate hoje me arrependo. Mas ainda vou sair à caçada dele pelos sebos, ou vou alugar!

    Meninas, não sei se vocês viram, mas tem um selinho pra vocês no meu blog. Acho que postei ele na semana passada, não me lembro muito bem.
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/2012/06/selinho-eu-adoro-visitar-esse-blog.html

    Espero que gostem!
    Beijussss;

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    já li esse livro e amei!! Adorei sua resenha! Você disse tudo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Mica,

    Eu também estou algum tempo mirando esse livro nas americanas, já ótimas resenhas dele e hoje a sua resenha só me confirma isso, estou bastante curioso, parabéns pela resenha...abçs.

    Tem post novo no blog, passa lá...:)


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já li muitas resenhas desse livro e sinceramente, nunca me interesso pelo livro.
    Não sei o motivo.
    Mas a sua resenha está ótima.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Já tem um tempinho que quero ler este livro. Mas toda vez que vou comprar, acabo deixando ele e levando outro! kkkkkk
    De qualquer forma, parabéns pela resenha*
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oii
    esse livro é super super bom!
    Que trabalhão para comprar hein! kk
    Ótima resenha!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá meninas!
    Dá uma raiva quando vamos comprar algo e não achamos. Os sebos que eu entro as vezes, quase nunca tem algum livro que eu realmente queira. Sempre vejo comentários sobre este livro. Eu ainda não o li,mas espero ler. A história realmente parece interessante a partir do momento que Florence começa sozinha a querer aprender. Tadinho do Theo, ele não queria nada demais, mas também importunar alguém que ela logo quando ela tá na biblio. Não gosto quando um fato sobre um dos personagens não é explicado direito. A capa apesar de simples é bem legal.

    bom Domingo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu também li esse livro e me surpreendeu bastante! Claro que não deixei de fazer a comparação com A Menina que roubava Livros, porque afinal, ambos os títulos são semelhantes. Enfim, eu não sei dizer muito bem se achei o livro bom o ruim... eu só achei ele diferente. Ele te dá uma impressão da estória e no fim, tudo o que você pensou vai por água abaixo e você descobre algo totalmente novo! Confesso que não acho a capa Brasileira coerente com o tema, mas...
    Adorei a resenha!
    Tem post novo lá no blog dá uma olhadinha?
    Beijos
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Foi difícil conseguir o livro ein? Mas te entendo, sempre acontece isso comigo. Agora que é alguém querendo que eu não leia os livros que eu quero ler. ):
    Mas esse foi um livro muito surpreendente, ainda mais que eu esperava que ele fosse todo fofinho. Mas no final, eu adorei!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Parece que desde que eu comprei esse livro as pessoas resolveram postar resenhas maravilhosas sobre o quanto esse livro é maravilhoso! Já até tirei da estante, vai ser minha próxima leitura!

    Obrigada por seguir meu blog, estou seguindo aqui tbm ;)

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Adoramos o seu post,paravilhoso e super legal.
    Desejamos a vc uma ótima semana.
    Estamos com a campanha Google +1 e contamos com a sua participação.
    Super beijos da Glorinha.
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Tenho muita curiosidade pra ler esse livro por ele me lembrar muito vagamente alguns pontos de Desventuras em Série e também por ter esse lado meio sombrio, envolvendo mistérios e etc que eu amo em qualquer tipo de livro. O problema agora é grana pra comprar. :B

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá :D
    Que isso, que cara mais safado! UAHSUAHUSA Mas estava no seu destino poder ler esse livro, que lindo. Adorei a resenha. Esse livro parece ser muito bom, espero poder ler em breve.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  22. Acho engraçado em como nosso gosto é diferente, li esse livro ja faz muito tempo, mas eu adorei ele! Adorei a resenha beijos meninas

    ResponderExcluir
  23. Fiquei ainda mais com vontade de lê-lo!
    e caramba se ele não quisesse reservar o livro, tivesse negado na hora ou estipulado um período menos pra você voltar lá ;/

    E eu fiquei quase nesse dilema, mas com "A menina que roubava livros", também num sebo, mas a diferença de preço de um original nem fazia muita vantagem comprá-lo ;/

    ResponderExcluir
  24. Oi meninas, quanto tempo.. que saudade...

    Sabe pelo que eu li da resenha eu não vou gostar muito deste livro.. :(
    Eu achei a capa linda, mais derrepende eu posso me surpreender lendo,.., :)

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é bom, apesar do fim ter me decepcionado bastante.

    Beijo

    ResponderExcluir
  26. A primeira vez que vi esse livro na livraria também lembrei do livro A menina que roubava livros, mas já falaram que não tem nada a ver. Mesmo assim tenho vontade de ler esse livro e estou curiosa para saber qual é o final surpreendente! :)
    Eu ri da sua história para conseguir comprar o livro e olha, você deu sorte! heheheheh

    ResponderExcluir
  27. Oii, estou visitando seu blog a primeira vez, mas já estou amando tudo. Parabéns pelas resenhas. A menina que não sabia ler é um dos meus favoritos, e amo a capa, independente do que falem. Sucesso viu, passe também lá no meu cantinho: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/ Bjs =*

    ResponderExcluir
  28. Estou louca para ler esse livro, pelo mesmo fato do título me lembrar A Menina que Roubava Livros. A história parece ser muito boa, mesmo eu já tendo lido algumas resenhas que apresentassem pontos negativos. Mesmo assim, minha vontade de lê-lo não diminuiu.

    ResponderExcluir
  29. Eu também já vivi muitas aventuras parecidas com as suas para comprar livros nos sebos (eles salvam as nossas vidas as vezes né). Eu também lembrei de A Menina que Roubava Livros quando eu li o título desse livro, talvez essa tenha sido a intenção da editora quando traduziram o livro.
    Adorei a resenha.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. O livro deixa nossa imaginação muito solta, realmente. Queria saber o que realmente aconteceu com os pais da Flo. Mas o livro é ótimo.
    Abraços

    http://umceudeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir